Gove Header

Saiba porque os moradores de Brasília são chamados de “candangos”

Atualmente a palavra candango é utilizada para designar os trabalhadores que participaram da construção de Brasília e, por consequência, nomeia, também, os primeiros habitantes da cidade.
No entanto, nem sempre a palavra teve esse significado, pois durante muito tempo foi utilizada de maneira depreciativa. O dicionário Aurélio diz que ela nasceu de kungundu, diminutivo de kingundu, em Quimbundo. Kungundu exprimia, para os africanos, a ideia de ruim, ordinário, vilão. Era a designação que eles davam aos portugueses dedicados ao rendoso tráfico negreiro.
Com o passar do tempo ela passou a designar a oposição entre litoral e interior e, mais especificamente, àquele trabalhador, produto da industrialização, que deixou o interior para se aventurar na grande cidade movido pela promessa de emprego.Foi assim que a palavra chegou a Brasília. Durante a edificação da cidade a palavra mudou de conotação; passou de depreciativa a enaltecedora. Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos. Essa mudança de conotação se expressa no monumento de Bruno Giorgi, localizado na Praça dos Três Poderes que originalmente se chamava Os Guerreiros e mais tarde foi renomeado de Os Candangos.

JK e Candango
A palavra candango passou a marcar um conceito, ou uma ideologia. A ideologia da igualdade que se traduziu na ideia de ‘grande família’. Essa ideia substituiu as distinções sociais e homogenizou as relações que se estabeleceram durante a consolidação do sonho-Brasília.

Construção de Brasília

 

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...