- Publicidade -

Piratas da Batucada e Império do Povo são as campeãs do Carnaval 2023

Após 8 anos, as 10 agremiações disputaram o título de melhor escola, no Sambódromo.

Da Redação

Com o enredo “Patrícia, da Pátria Cabocla”, a Associação Recreativa e Cultural Escola de Samba Piratas da Batucada é a campeã do Carnaval 2023 pelo Grupo Especial no Amapá. A escola santanense Império do Povo, que trouxe o enredo “A vida é um moinho”, venceu o Grupo de Acesso. A apuração aconteceu nesta quarta-feira de Cinzas, 22, no Sambódromo, em Macapá.

O “Piratão”, como é conhecida a agremiação, homenageou a trajetória da cantora amapaense Patrícia Bastos, indicada ao Grammy Latino em 2017. A escola conquistou seu 3º título e fechou o segundo dia de desfiles na Avenida Ivaldo Veras, no sábado, 18. A campeã também nos anos de 2015 e 2020, foi nota 10 nos 9 quesitos avaliados pelos jurados vencendo com 180,9 pontos.

“Uma vitória maravilhosa que atribuo ao investimento feito pelo Governo do Estado e senador Davi, agradeço também ao presidente Jocildo Lemos pelo apoio. Acho que a melhor prestação de contas que poderíamos mostrar foi na avenida”, destacou o presidente do Piratão, Marcelo Zona Sul.

O 2º lugar ficou para Boêmios do Laguinho, seguida da Unidos do Buritizal, Piratas Estilizados e Maracatu da Favela. Duas escolas, Solidariedade e Emissários da Cegonha, foram rebaixadas para o Grupo de Acesso em 2024.

Grupo de Acesso

Com a vibração das torcidas, membros das diretorias e uma hora de atraso, a apuração começou pelo Grupo de Acesso. Por não cumprir as exigências do regulamento, a Escola de Samba Cidade de Macapá foi desclassificada. Apenas Império do Povo e Império da Zona Norte disputaram a vaga ao Grupo Especial.

Após uma apuração acirrada com diferença de décimos nos quesitos enredo, samba-enredo e bateria, a escola santanense Império do Povo, sagrou-se campeã com 180,8 pontos. O presidente da agremiação do município de Santana, Wesley Braga, agradeceu o apoio e incentivo à cultura amapaense.

“A vitória é resultado de um trabalho sério e árduo, do cuidado que temos com as pessoas que trabalham na escola. Dedico essa vitória a Deus, ao povo santanense, aos nossos parceiros, patrocinadores e a minha esposa. Nada melhor do que a gente dá ao público em geral, o retorno do investimento que recebemos do governador Waldez, no ano passado, e agora, com o governador Clécio e senador Davi. Meu muito obrigado”, disse Braga.

Os 36 jurados avaliaram 9 quesitos: enredo, samba-enredo, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, alegorias, bateria, fantasias, evolução e harmonia.

O desfile oficial nos dias 17 e 18, foi promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap) com o apoio do Governo do Amapá. “Todas as escolas foram campeãs, porque apresentaram um belíssimo trabalho durante o desfile. Já estamos preparando tudo para a prestação de contas das escolas na próxima semana”, ressaltou o presidente da Liesap, Jocildo Lemos.

A secretária de Cultura (Secult), Clícia Vieira, parabenizou todas as 10 agremiações que desfilaram na passarela do samba. “As escolas passaram na avenida de forma brilhante, com muita alegria, todas cumpriram os critérios, apesar de algumas com dificuldades, os julgadores qualificados fizeram um grande trabalho. Em 2024 vamos continuar fazendo o que deu certo, fomentando a cultura com antecedência para que toda a cadeia produtiva seja beneficiada”, destacou.

Carnaval 2024

Para o próximo ano, o desfile passa a ter 6 escolas na categoria especial e 4 no Grupo de Acesso. O regulamento foi aprovado em agosto de 2020, em decorrência dos problemas enfrentados pelas restrições da pandemia, à época nenhuma escola “caiu”.

Dessa forma, a Império do Povo passa a integrar o Grupo Especial, e a Emissário da Cegonhas e Solidariedade descem para o Grupo de Acesso.

Confira como foi o desfile das escolas de samba no Amapá:

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...