Começou o Circuito Barão Folia em Macapá
Associação Centro Folia abriu a programação com 10 blocos e mais atrações artísticas. Evento tem apoio da Prefeitura de Macapá.
Da Redação
O Carnaval continua a todo vapor em Macapá, reunindo brincantes de todas as idades na Praça Barão do Rio Branco, centro da capital. Os blocos Baron Folia e Fortal foram os primeiros a desfilarem, reunindo dezenas de brincantes. Chegaram fazendo a festa com o trio elétrico tocando Araketu e colocando todo mundo pra pular. “O fogo é fogo, esquenta! Esquenta que o Ara chegou”.
O evento é comandado pelas entidades representativas dos blocos e conta com o apoio diretor da Prefeitura de Macapá que repassou R$ 220 mil aos grupos e garantiu toda a parte estrutural. A coordenação tem à frente o Instituto Municipal de Turismo (MacapaTur) e a Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).
Na avenida, o bloco Semente na Folia “enlouqueceu” os foliões com muito axé. Também desfilaram os blocos Fla Macapá, Sakarolha, Charqueiros, Nana, Fefam Folia, Eu Sou Crocodilo e Piseiro.
O Bloco da Saúde, organizado pela Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) marcou presença, levantou a bandeira de combate às doenças sexualmente transmissíveis e distribuiu preservativos aos brincantes.
O folião Clécio Guimarães, do bloco Semente na Folia, ressaltou a importância do evento acontecer depois do período oficial do Carnaval. Ele é militar e trabalhou bastante nesse período. Agora aproveita esses momentos de folga para curtir.
“Essa é a nossa oportunidade de festejar junto dos nossos familiares e amigos. Os organizadores do Circuito estão de parabéns. Dá pra vir tranquilo com a família porque é um ambiente seguro”, disse, fazendo referência à segurança do percurso, realizada pela Guarda Municipal e Polícia Militar.
Ao todo, vão passar pelo Circuito 40 blocos representados, distribuídos nos 4 dias de evento. Segue até domingo (26).
O cantor Bruno e Trio encerrou esse primeiro dia de desfiles, cantando as as famosas “marcantes”, para a alegria do público.
Circuito Empreendedores
Mais de 150 empreendedores foram cadastrados e organizados pela Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou).
A empreendedora Ana Carvalho, de 55 anos, disse que há 8 anos trabalha como vendedora ambulante nos eventos em Macapá. “Agradeço à prefeitura por mais esta oportunidade em poder estar aqui vendendo nossas comidas. Nessa época de carnaval, nossas vendas aumentam e conseguimos aumentar a renda da família”.
Francione de Souza e seu esposo, Ivan Guedes, trabalham vendendo drinks há 11 anos. “A gente fica feliz quando eventos assim acontecem porque, como vivemos desse meio de renda, as vendas aumentam e a gente pode investir em produtos ou em outras coisas que precisamos. Viva o carnaval!”, disse a empreendedora.
A diretora-presidente do MacapaTur, Leda Sadala falou da importância de eventos como esse para o fomento não apenas da cultura e do turismo, mas também da economia local .
“Este é um evento que traz entretenimento e oportunidades. A prefeitura de Macapá, na pessoa do prefeito Dr. Furlan, tem esse intuito de fazer uma gestão satisfatória para a população”, finalizou Sadala, enquanto visitava as barracas dos empreendedores ao longo do percurso.
Este é um projeto realizado pelas entidades carnavalescas Centro Folia, Agência Beira Rio, Liga Independente dos Blocos do Amapá (Liba) e a Associação dos Blocos Carnavalescos do Amapá (Abloca) com o apoio da Prefeitura de Macapá, MacapaTur e Fumcult. A programação continua nesta sexta-feira (24).
24 de fevereiro (sexta-feira) – Carnaval Beira Rio
- 17h – Bloco Infantil Clubinho
- 19h – Gingaê
- 19h40 – Quero Mais Folia
- 20h30 – Mêlo Banhô
- 21h10 – Tomaladacá
- 21h50 – Galo do Meio Dia
- 22h30 – Crocodilo
- 23h10 – Odara
- 23h50 – Tambores Tucujus
- 00h30 – Rosa na Folia
- 1h10h – Me Leva
Publicidade (x)