Gove Header

Pesquisa faz relação da evasão escolar com trabalho infantil durante a pandemia

Pesquisadoras percorreram o país em busca de identificar casos graves de exploração de mão de obra infantil das crianças tiradas da sala de aula devido ao Covid.

Cleber Barbosa, da Redação

Denominado “Lição de Casa”, projeto da Associação de Jornalistas em Educação (JEDUCA) iniciativa mergulhou na pauta do trabalho infantil na pandemia do Covid-19. As duas pesquisadoras, Joana Suarez e Luiza Muzzi Almeida, concederam entrevista esta semana ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM (90,9) quando estabeleceram uma relação entre a evasão escolar e a exploração da mão de obra do menor nesse período.

Para Joana, o fato de as crianças terem sido retiradas do ambiente escolar não deveria nem ser considerada evasão, mas exclusão escolar. “Pois o ensino remoto não foi acessível para todas as crianças e adolescentes brasileiros, então uma das consequências da crise sanitária e econômica no país foi que essas crianças passassem a realizar serviços das mais variadas espécies que a gente encontrou no Brasil”, pondera.

Luiza disse que essas crianças foram empurradas mesmo para o trabalho precoce, distantes do olhar protetor do professor, apontando que a equipe de repórteres percorreu dez estado sem todas as regiões do país com a mesma constatação, daí a importância de terem documentado tudo isso e lançarem a produção, já que o governo brasileiro não prevê estatísticas nesse primeiro ano da pandemia a respeito destes cenários.

Foram entrevistadas 70 crianças e adolescentes até 14 anos de idade, em 20 cidades pelo país, encontradas nas mais diversas funções laborais. “Desde funções graves que resultaram em acidentes de trabalho, como em engenhos de cana de açúcar até crianças que estavam em serviço doméstico, algo que é até naturalizado em nossa sociedade”, disse ela.

Foco

Luiza Muzzi e Joana Suarez estabelecem relação entre evasão escolar e a exploração da mão de obra do menor | Arte: Bruno Barbosa

Trata-se de uma investigação sobre as relações entre o abandono escolar durante o fechamento das escolas em função da pandemia de Covid-19 e o trabalho infantil. A pauta vai levantar casos em todas as regiões do país, enfocando a heterogeneidade e as particularidades de cada local, e acompanhar dois adolescentes. A publicação da reportagem está programada para ocorrer no site Lição de Casa.

Papel da entidade

A associação trabalha na produção de materiais que auxiliem os jornalistas na cobertura dos diversos temas dentro da área. São guias, reportagens e bastidores de matérias, entre outras coisas. Tudo disponível para qualquer um que se interessar. A Jeduca também tem a editora pública, profissional experiente que está disponível para ajudar, gratuitamente, repórteres do país todo em suas apurações.

A Jeduca oferece ainda uma rede com os jornalistas de educação, para troca de ideias e de informações, e cursos de formação para profissionais já em atividade e para estudantes de jornalismo.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...