Gove Header

“Antes das 18h, macapaense saberá resultado do 1º turno”, diz diretor do TRE

Em entrevista no rádio, advogado José Seixas, representante jurídico do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, projeta uma apuração rápida na eleição de domingo (06).

Cleber Barbosa, da Redação

O advogado José Seixas, diretor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), disse em entrevista neste sábado (05) ao programa Conexão Brasília, na rádio Diário FM (90,9) que é grande a expectativa por parte da Justiça Eleitoral para que até as 18 horas o macapaense já possa saber o resultado da votação de domingo.
Para o especialista, o fato de apenas o município de Macapá realizar um pleito eleitoral em todo o país, deverá garantir mais celeridade ao processo de apuração dos votos nas urnas eletrônicas. “A totalização continuará normalmente sendo feita pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral, então estamos com uma projeção de que dentro do intervalod euma hora apenas já seja possível se saber o resultado da votação”, disse ele.
José Seixas explicou que a decisão de aumentar em uma hora o tempo de votação, além de contribuir para que se evite a aglomeração de eleitores em locais de votação, vai ajudar muito a se evitar o registro de filas na reta final da votação – que encerrará pontualmente às 17 horas.

Ministro
Ainda de acordo com o representante do TRE/AP, a visita a Macapá do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, neste sábado, representa além do apoio irrestrito da mais alta corte da justiça eleitoral, uma sinalização de que a segurança do processo de votação eletrônica segue inabalável.
O ministro Barroso teve papel decisivo na construção do processo de adiamento das eleições no município de Macapá, que deveria ter ocorrido no dia 15 de novembro, mas foi adiado devido a informações que atentavam contra a segurança públic em torno do evento, quando Macapá vivia o caos do apagão e depois do racionamento de energia.
Caso o primeiro colocado da votação deste domingo não tenha uma votação maioir que a soma de todos os demais concorrentes, Macapá terá segundo turno. “Aí a eleição complementar ocorrerá no dia 20 de dezembro deste ano”, concluiu Seixas.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...