Gove Header

Ana Norte? Asa Sul? Saiba porque a cidade de Brasília tem formato de avião

A construção de Brasília iniciou-se em 1956 no Governo Juscelino Kubitscheck, que tinha o slogan de desenvolvimento “Cinqüenta anos em cinco”. O projeto do urbanista Lúcio Costa ganhou forma de avião, necessária para o planejamento de suas ruas, avenidas, quadras e superquadras, em siglas que, em um primeiro momento, assustam os visitantes, mas que mostraram a facilidade de encontrar endereços através de letras e números. Além disso, alguns bairros foram batizados a partir dessa inspiração, como Asa Norte e Asa Sul.

Inaugurada em 21 de abril de 1960 pelo presidente Juscelino, Brasília surpreendeu o mundo com os projetos arquitetônicos pra lá de futuristas de Oscar Niemeyer, seja nas linhas retas do Congresso, nas curvas do Palácio da Alvorada ou na beleza dos espelhos d’água do Itamaraty.

Além disso, tem um lado místico muito forte, devido a histórias como as revelações de Dom Bosco, em 1883, que num sonho previu que ali seria erguida uma moderna civilização de onde sairiam curas ao males da humanidade. A vinculação com o sonho do santo existiu desde o começo da construção da capital, tanto que a primeira obra de alvenaria a ser erguida foi a Ermida Dom Bosco, uma pequena capela em forma piramidal, projetada por Oscar Niemeyer e localizada às margens do Lago Paranoá.

Bem, enquanto a profecia dele não se cumpre, o santo italiano ganhou uma arrojada igreja na capital federal.

Colaborou: Grupo Labor/Ag. Senado

 

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...