Gove Header

Alcolumbre defende a retomada do Carnaval para impulsionar a economia do Amapá

Senador visita barracões das agremiações carnavalescas em Macapá e ratifica apoio à realização do desfile das escolas de Samba

Cleber Barbosa, da Redação

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) retoma a agenda de compromissos no Amapá e desta vez com uma ação para o segmento cultural. Nesta quinta-feira (30) ele tomou café da manhã na Cidade do Samba, em Macapá, onde estão os barracões das escolas de samba do Amapá, ocasião em que falou sobre a importância de ter se empenhado para viabilizar a retomada dos desfiles, que para ele é mais uma ferramenta para impulsionar a economia do Estado.

Falando à reportagem do programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9) ele falou sobre sua ação política em outras áreas, como a saúde, a educação, a moradia e a infraestrutura, que da mesma forma que o Carnaval, mereceu o esforço concentrado de outras lideranças e instituições políticas do Amapá. “O Amapá hoje colhe os frutos dessa união de forças para destravar e avançar em obras que há muito tempo precisavam ser retomadas, mas sobre o Carnaval trata-se de um sonho que a gente tinha junto com o prefeito Clécio, que felizmente estamos concretizando agora”, disse ele.

Para Davi, a retomada dos desfiles das escolas de samba é uma conquista não apenas para a cultura, mas da tradição, das raízes do Amapá e sua gente. “Temos um belo Carnaval, que entendo ser mais uma fonte do processo de desenvolvimento econômico do nosso estado, pois gera emprego, gera renda, proporcionando que esse universo fantástico do desfile das escolas de samba possa de fato gerar movimentação financeira na economia do entorno do Carnaval, daí os apoio conseguidos, os patrocínios e a mobilização da sociedade”, acrescentou o parlamentar.

Ele destacou que a mobilização ganhou uma proporção ainda maior com a entrada do Governo do Estado, que também está alocando recursos para o fomento cultural do evento. Trata-se de uma vitória coletiva, diz, a partir de um sonho sonhado com vários atores de modo a poder proporcionar aos amapaenses a volta desse grandioso espetáculo. “É muito bom ver toda essa gente trabalhando na preparação do desfile de Carnaval, são esses aspectos que a gente precisa levar em consideração, afinal essa gente espera o ano todo por isso, são costureiras, serralheiros, eletricistas, mecânicos, enfim, que agora estão am pleno vapor para entregar um belo Carnaval, portanto temos que comemorar, pois o Carnaval é uma vertente econômica e social”, completou.

Parceiros

Prefeito de Macapá Clécio Luís, durante visita à Cidade do Samba

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, explicou que cabe ao poder público – estado e município – o apoio através do fomento cultural, a exemplo do que acontece em outros eventos. “A prefeitura é a realizadora do Carnaval, mas o protagonismo financeiro é da iniciativa privada, para o custeio das arquibancadas, dos banheiros, camarotes, lounge, bares e restaurantes, com a exploração comercial, claro, num modelo que será testado pela primeira vez, mas que tem tudo para dar certo, pois o prejuízo da não realização do desfile de Carnaval é muito maior”, ponderou.

Secretário de Estado da Cultura, Evandro Milhomen, que anuncia reforma do Sambódromo de Macapá

Representando o Governo do Estado no evento, o secretário estadual da Cultura, Evandro Milhomen, disse que o governador Waldez Góes entende ser importante e necessário o investimento na cultura do Carnaval, que impacta também no turismo, na economia, e outros campos. Além disso, falou já terem sido iniciadas as tratativas junto à Secretaria de estado da Infraestrutura para que o Sambódromo de Macapá possa receber obras de revitalização para que a partir de 2021 voltar a receber os desfiles carnavalescos. “Mesmo porque o amapaense tem o direito de se divertir também”, concluiu.

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...