Gove Header

Vacinas russas poderão imunizar também a população jovem do Amapá

Contingente de amapaenses imunizados pode ultrapassar 530 mil habitantes com acréscimo da Sputnik, somados a quem recebeu doses da Coronavac e AstraZeneca.

Cleber Barbosa, da Redação

Nem só notícia ruim a cobertura da Pandemia é capaz de produzir. O anúncio feito pelo governador do Amapá, Waldez Góes, da assinatura do contrato de compra de 450 mil doses da vacina russa Sputnik V, significa, pela primeira vez, a possibilidade de imunizar também a população jovem do estado – a partir dos 18 anos de idade. As crianças ainda não são objeto da imunização, exatamente pelo fato do Covid-19 fazer mais vítimas entre a população idosa e adulta.

Segundo apurou a reportagem, com a aquisição, será possível imunizar 44% da população vacinável amapaense, quantitativo que leva em consideração se descartar a parcela da sociedade já imunizada, como os profissionais de saúde, idosos, grupos de risco e povos tradicionais.

Em números arredondados, a população do Amapá gira em torno de 800 mil habitantes e já foram distribuídas 88 mil doses de vacinas. As vacinas russas também necessitam de duas aplicações por pessoa, portando as 450 mil doses significam 225 mil pessoas imunizadas no estado. Daí o contingente vacinado seria superior a 530 mil pessoas no Amapá.

A vacina russa

Governador diz que a previsão é que as doses cheguem ao estado a partir de abril | Foto: José Baia/Secom

O imunizante foi desenvolvido pelo Centro Gamaleya, na Rússia, e apresentou 91,6% de eficácia contra a covid-19 e foi negociada de forma coletiva pelos estados do norte e nordeste, porém, o contrato foi assinado de forma direta pelo governo estadual. Durante o anúncio da compra, o governador disse que a aquisição foi possível devido aos ajustes de gastos para reservar recursos.

A Sputnik V já vem sendo aplicada em mais de 50 países. Com a aquisição das doses, o Amapá vai ampliar a cobertura vacinal, garantido mais proteção à população amapaense. Atualmente, o governo utiliza as vacinas Coronavac e AztraZeneca e já distribuiu 91.650 vacinas aos 16 municípios. “É um momento emocionante e histórico para o Amapá. Estamos adquirindo 450 mil doses da vacina Sputnik V e isso foi possível com um trabalho de ajuste de gastos. Reservamos recursos suficientes para a compra”, informou o governador.

Com a compra, o Amapá receberá as vacinas conforme a produção. A previsão é que as doses cheguem ao estado a partir de abril. “A nossa preocupação é permanente na proteção das pessoas, com medidas de proteção à vida, da economia, mas, sobretudo, com a vacinação. Conforme a gente avança nessa imunização, mais rápido conseguiremos retomar nossas atividades socioeconômicas e culturais. Mais vida, mais vacina!”, afirmou Góes.

Vacinação

Até o momento, o Governo do Amapá distribuiu 88.982 doses de vacinas contra a covid-19 para os municípios. Destas, foram aplicadas 52.566 doses, totalizando, até o momento, 4,41% da população amapaense que recebeu a primeira dose do imunizante e 1,69% que recebeu a segunda dose.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...