TJAP realizará Roda de Conversa no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O público-alvo do encontro será formado pela comunidade em geral, mas também magistrados, servidores e suas respectivas famílias.

Da Redação

Como parte da programação do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e do Abril Azul – Mês de Conscientização sobre o Autismo, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Central de Acessibilidade da instituição, realiza, na próxima terça-feira (02/04), às 9 horas, no Fórum de Macapá, uma Roda de Conversa com a juíza Laura Costeira e o juiz Davi Schwab Khols, além das servidoras Oriana Comesana e Artilamar Quintas.

O objetivo da ação é contribuir com a criação de uma sociedade mais inclusiva também para o público que vive ou convive com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) – sejam as pessoas com TEA ou seus familiares e amigos. O público-alvo do encontro será formado pela comunidade em geral, mas também magistrados, servidores e suas respectivas famílias.

De acordo com a juíza Laura Costeira, a roda de conversa foi pensada como forma de estimular a inclusão e desmistificar o TEA. “Queremos mostrar, com minha participação e do colega David Khols, pois nós dois nos descobrimos autistas – fomos laudados e tudo – que isso é uma mudança de chave muito grande, mas, ao mesmo tempo, pode mostrar  que a pessoa com transtorno pode qualquer coisa”, explicou a magistrada.

“Obviamente que alguns têm certas limitações, mas temos que acabar com o preconceito e podemos demonstrar que a pessoa com autismo tem capacidade para exercer praticamente qualquer atividade, estar em qualquer espaço, basta que todos tenham conhecimento disso e mudem esse pensamento capacitista em relação ao autismo e outras deficiências”, defendeu a juíza Laura Costeira.

“Essa é a nossa pauta de terça-feira e acho que vai ser esclarecedor para muitos servidores, magistrados e para a comunidade em geral, que podem se ver nessa situação de descobrir por meio de um diagnóstico tardio ou mesmo para aqueles que têm filhos ou outras pessoas em casa, na sua família ou no seu círculo social que vivem ou convivem com o TEA”, afirmou a magistrada.

Com início às 9 horas (manhã), e duração de duas horas e meia (encerramento às 11h30), a Roda de Conversa será realizada no Plenário do Fórum de Macapá – entrada pela Rua Manoel Eudóxio. O evento inclui programação artística: na abertura, um recital de piano com Cauê Antônio Soares e João Quintas (filhos de servidores); e no encerramento, a performance do juiz Davi Khols.

  • Serviço: Roda de Conversa sobre Autismo – Dia Mundial de Conscientização sobre Autismo
  • Data/hora: Dia 02 de Abril, às 9 horas
  • Local: Plenário do Fórum de Macapá – entrada pela Rua Manoel Eudóxio.
  • Sugestão de Entrevista – juízes Laura Costeira e Davi Khols
  • Atendimento à Imprensa: Aloísio Menescal

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...