Gove Header

Taxa de ocupação dos hospitais bate 95% diz coordenador da Vigilância em Saúde

Dorinaldo Malafaia vai ao rádio e diz que o Amapá entrou na faixa roxa de risco para colapso da rede de atenção a pacientes com Covid.

Cleber Barbosa, da Redação

O coordenador estadual da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), enfermeiro Dorinaldo Malafaia, disse nesta segunda-feira (15) em entrevista no rádio que a taxa de ocupação dos hospitais referência no atendimento de pacientes agravados de Covid-19 bateu 95%. Foi durante audição doi programa Café com Notícia, na Diário FM (90,9), ocasião em que ele disse que a nova escala da doença está exigindo medidas mais duras.

Mas o representante do estado não quis adiantar que medidas podem ser. “A avaliação nossa é com base em medidas que sejam efetivas na preservação da vida. O governador e os prefeitos estão avaliando”, explica Dorinaldo Malafaia sobre a reunião que acontecia no fim da tarde com o governador do estado e prefeitos para estabelecer medidas mais rigorosas no novo decreto.

Malafaia também explicou que todas as medidas adotadas são precedidas de pareceres e avaliações do Comitê Médico e Científico da Pandemia. “Foi feita a avaliação do boletim epidemiológico atual, que mostra o estado avançando em vários municípios com a faixa roxa e requer medidas mais rigorosas e uma atualização do boletim. Ultrapassamos 95% de ocupação dos leitos”, disse Dorinaldo, diretor da SVS.

Por fim, disse que existe uma hipoxemia silenciosa, que significa uma queda na saturação de oxigênio, passando da 1° fase para a 2° fase muito rapidamente, às vezes nem passam pelo atendimento inicial. “Vão direto para a internação. Há uma aceleração na infecção”, diz Dorinaldo sobre a nova cepa, acrescentando ainda: “Ao que indica, a vacina contra a COVID será uma vacina de rotina a partir de agora no mundo”, diz Dorinaldo Malafaia sobre a cobertura de vacinação e os resultados.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...