Tartarugalzinho vive momento histórico com a realização da sessão itinerante da Alap

Essa é a primeira vez que a Casa de Lei estadual tem a possibilidade de fazer uma sessão itinerante no município de Tartarugalzinho.

Da Redação

O município de Tartarugalzinho no Amapá, viveu na noite da última terça-feira (17), um momento histórico. Pela primeira vez foi sede do Poder Legislativo estadual com a realização da 9ª edição da sessão itinerante da Assembleia Legislativa (Alap), que aconteceu na quadra de esportes da Escola Municipal Raimunda Lobato dos Santos. “Estamos com essa agenda importante que é chegar nos municípios, ouvir a população, receber as demandas, cumprir com nosso papel na qualidade de legisladores para melhorar a vida das pessoas que residem nos municípios. Essa é a primeira vez que a Casa de Lei estadual tem a possibilidade de fazer uma sessão itinerante no município de Tartarugalzinho”, frisou a presidente Alliny Serrão, agradecendo o prefeito Bruno Mineiro e a população do município que abraçou a Assembleia Legislativa.

Foi feito um minuto de silêncio, in memoriam da senhora Narcisa Fernandes Rezende, mãe do prefeito de Tartarugalzinho, Bruno Mineiro, e sogra da deputada Liliane Abreu e pelo falecimento da senhora Benedita dos Santos Rodrigues, mãe do servidor da Alap, Magno Rodrigues.

Com a presença de várias autoridades e moradores das 56 comunidades vizinhas e assentamentos, os parlamentares, sob a presidência da deputada Alliny Serrão (União), aprovaram 265 matérias, com destaque para o projeto de Lei 0262/2023, de autoria da deputada Liliane Abreu (PV) que denomina “Maria Odete Vilhena Parize” a Unidade Mista de Saúde do Município de Tartarugalzinho (Amapá).

Na justificativa, a parlamentar relatou que a servidora pública estadual homenageada, além de ser moradora mais antiga do município prestou serviços como técnica de enfermagem durante décadas, merecendo portanto, o reconhecimento de toda comunidade e, principalmente, do Estado do Amapá pelos relevantes serviços prestados à comunidade. “Denominar uma instituição pública com o nome de uma pessoa que por anos dedicou sua vida prestando serviços de técnica de enfermagem à comunidade de Tartarugalzinho, é imortalizar a homenageada em toda a sua atuação frente às atividades que desempenhava na administração pública”, destaca a autora do projeto.

Também recebeu o sim dos deputados, o projeto de Lei 0099/2023, de autoria da deputada Aldilene Souza (PDT), instituindo o Programa Cozinha Solidária que dispõe sobre a distribuição de alimentação gratuita preferencialmente à população em situação de vulnerabilidade e risco social, incluindo a população em situação de rua, visando a promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional, de assistência social, efetivação de direitos sociais, dignidade humana, resgate social, melhoria e qualidade de vida aos amapaenses. Por maioria dos votos, também foram aprovados o projeto 0115/2023 de autoria do deputado Pastor Oliveira (Republicano), que institui a Política Estadual de Apoio e Incentivo à Mulher no Esporte e dois projetos de autoria da presidente da Casa, deputada Alliny Serrão (União). O primeiro, 0008/2023, cria o Programa “Banco de Talentos e Currículos da Assembleia Legislativa do Amapá” e o segundo, 0012/2023, institui a Semana do Servidor Público do Poder Legislativo do Estado do Amapá a ser realizada, anualmente, no mês de outubro, sempre culminando com o dia 28, objetivando a valorização e o reconhecimento do trabalho dos principais protagonistas do cenário administrativo da Alap. “São eles os responsáveis pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. Ao servir a sociedade esses profissionais garantem o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços públicos de qualidade”, destacou a deputada Alliny Serrão, acrescentando que, em mais de 30 anos, os servidores públicos vêm contribuindo para o fortalecimento administrativo e a manutenção do formato de ações importantes aquinhoados com novas tecnologias para o desenvolvimento da Alap. “Considerando a relevância do dia 28 de outubro, a ALAP se propõe a instituir a Semana do Servidor Público do Poder Legislativo do Estado do Amapá com o intuito de promover a autoestima e qualidade de vida de um dos principais protagonistas do cenário administrativo da instituição”, finalizou.

Na mesma pauta, 89 moções de aplauso de autoria de vários parlamentares foram aprovadas e entregues às personalidades de Tartarugalzinho, em reconhecimento aos serviços prestados ao município. Receberam a homenagem o prefeito Bruno Mineiro e a esposa, deputada estadual Liliane Abreu, além de vereadores, ex-prefeitos, líder comunitário, líderes evangélicos, morador de assentamentos e militares.

Mais de 20 pessoas usaram a Tribuna do Povo e puderam reivindicar melhorias e atenção do poder público estadual e municipal em questões voltadas para melhorias de ramais, reforma de escolas, atenção para agricultura familiar, saúde pública e principalmente a questão do atendimento e o valor cobrado pela CEA Equatorial. Muitos agradeceram aos deputados e ao prefeito pelo momento histórico. O primeiro a falar foi o cidadão de Tartarugalzinho, Luciano Trindade. Os deputados ouviram atentamente os pedidos feito na tribuna e comprometeram-se a levar respostas efetivas.

Ao final da sessão, todos os deputados receberam a chave da cidade. “É um ato simbólico de confiança e reconhecimento àqueles que servem o nosso município”, frisou o prefeito Bruno Mineiro.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...