Segunda edição do Projeto Auditor do Futuro terá a participação de mais faculdades

A novidade foi apresentada na terça-feira (28/03), em reunião entre os participantes do projeto e representantes das faculdades Estácio de Macapá, Ceap e Fabran.

Da Redação

O projeto foi lançado em 2022 pelo Tribunal de Contas do Amapá e os membros da Associação dos Auditores de Controle Externo (AudTCE-AP). Na primeira edição foi firmada parceria com a Universidade Federal do Amapá, que participou do projeto com 30 acadêmicos do curso de Direito.

A iniciativa deu tão certo que o Projeto Auditor do Futuro foi selecionado pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC) para representar, como projeto modelo, a região norte do país no 5º Congresso Nacional dos Auditores de Controle Esterno, ocorrido em Fortaleza (CE). A proposta gerou interesse em associações de outros Tribunais de Contas em replicá-lo. “Dessa forma chegamos à segunda edição do Auditor do Futuro, agora envolvendo mais parcerias e participações”, comentou Cristiane Gondim, diretora da Escola de Contas do TCE Amapá.

O Auditor do Futuro tem como proposta promover a interação das ciências do direito e contábeis com a carreira do auditor de controle externo, além de promover a função institucional do Tribunal de Contas e fortalecer o controle social.

A divulgação entre os acadêmicos já começa no início de abril. Em meados de maio acontece o encerramento da edição do projeto, com a apresentação do resultado do concurso.

Na primeira edição, a equipe vencedora foi premiada com uma viagem para o 5º Conacon (Congresso Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil), que ocorreu em Fortaleza (CE), entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022.

A equipe vencedora era formada pelas acadêmicas Karen Rebeca de Sá Matias, Karen Pereira de Souza e Lis Vitória Nascimento Barreto. O nome de Karen Rebeca foi o escolhido pela equipe para representar os demais no evento.

A auditora de controle externo, Rafaela Fecury, disse que a administração pública deve sempre ser aprimorada para que o serviço prestado seja de maior qualidade para o cidadão.

O auditor de controle externo e presidente da AudTCE-AP, João Vianna, disse que o projeto mostra ao vasto público acadêmico não só a importância das Cortes de Contas, mas também da carreira de auditor.

Para o presidente do Tribunal de Contas do Amapá, conselheiro Michel Houat Harb, o perfil atual das Cortes de Contas é o de aproximação não somente com gestores públicos, mas também com faculdades e a sociedade em geral que, bem conscientizada, fortalece o controle social.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...