Residencial Barcelona

Seed capacita coordenadores para avaliação da alfabetização no Amapá

Caroline Mesquita, jornalista

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realiza nesta terça-feira, 3, a formação dos coordenadores da Avaliação da Alfabetização no Estado do Amapá – ação do programa Criança Alfabetizada. A capacitação acontece no auditório do Centro Cultural Franco Amapaense, em Macapá, e é ministrada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

A avaliação de alfabetização será aplicada no dia 10 de dezembro para todos os estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental das escolas das redes estadual e municipais. Os coordenadores da avaliação serão técnicos da Seed que vão atuar nos 16 municípios do Amapá, com a organização e planejamento da aplicação da prova. Eles são responsáveis em receber a avaliação, distribuí-las e dar orientações aos aplicadores.

O trabalho será feito em regime de colaboração com os municípios para que se tenha um retrato que demonstre, realmente, como está a aprendizagem dos estudantes em fase de alfabetização. Serão aplicadas provas de matemática e língua portuguesa para diagnosticar se os estudantes do 2º ano do ensino fundamental possuem conhecimentos, habilidades e competências essenciais que devem ter neste nível da alfabetização.

Claudia Silva, coordenadora do programa Criança Alfabetizada, diz que o trabalho dos coordenadores municipais é garantir a isonomia, a transparência do processo, e a aplicação da prova para todas as crianças.

“Faremos o possível para termos a participação de todos os alunos, pois, assim, teremos mais confiabilidade nos resultados, que são imprescindíveis para formulação das próximas ações do programa e políticas públicas destinadas à solução dos problemas”, finalizou a coordenadora.

 

- Publicidade -

- Publicidade -

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...