Gove Header

Clécio: Reabertura será teste, condicionada a controle das estatísticas da pandemia

Prefeito de Macapá vai ao rádio alertar para a importância de a população ajudar no controle da doença para medidas restritivas não serem retomadas em Macapá.

Cleber Barbosa, da Redação

O prefeito de Macapá, Clécio Luís (REDE) foi ao rádio na manhã desta terça-feira (16) uma hora antes da reabertura das primeiras empreendimentos comerciais da cidade na reabertura gradual do comércio local. Mas alertou que a medida será um grande teste, condicionado à observação diária das taxas de infecção pelo novo Coronavírus (Covid-19) – em tendência de queda atualmente – caso contrário medidas restritivas podem voltar.

Entrevistado por videochamada no programa LuizMeloEntrevista, na Diário FM (90,9), ele interagiu com ouvintes e internautas, tirando dúvidas e esclarecendo questionamentos também dos jornalistas e radialistas. “Uma pandemia com essa proporção que nós temos, não significa que ela passou, que devamos baixar a guarda, ao contrário, devemos aproveitar esse momento para reforçarmos todas as medidas de segurança, de controle, aumentar atendimento, a testagem, fazer tudo que é preciso e possível para não deixarmos ter uma segunda onda [epidemiológica]”, disse o prefeito.

Em linhas gerais, Clécio explicou que as atividades classificadas pelas autoridades sanitárias com a bandeira amarela, que representam os empreendimentos de gêneros essenciais, como alimentos, farmácias, combustíveis e outros, seguem funcionando normalmente.

A novidade são os empreendimentos classificados com a bandeira laranja, um leque de muitos setores e segmentos comerciais, como lojas de material de construção, eletroeletrônicos, clínicas e consultórios médicos, de estética e até salões de beleza. Mas a regra é que devam disponibilizar formas alternativas de atendimento ao público, como os famosos delivery, drive-thru, expresso e, em alguns casos específicos, atendimento presencial, mas com todos os cuidados e medidas de proteção, como uso de EPI, disponibilização de lavabo com sabão e o habitual álcool em gel. Algumas lojas que funcionam em shopping centers, podem retomar seu funcionamento, com os conjuntos comerciais ainda fechados, podendo organizar sistemas de entregas nos estacionamentos.

Por fim, o prefeito disse que as opiniões de maneira geral ainda são divergentes e heterogêneas no seio da sociedade, mas que todas as medidas adotadas pelo poder público são detidamente estudadas e com base em norteadores técnicos. “Nós não tomamos nenhuma decisão levados ou por pressão ou opinião, até porque opinião e ideia tem para todo gosto, então a minha decisão tem que ser centrada em informação científica, técnica, temos um comitê técnico formados por médicos epidemiologistas, infectologistas, estatísticos, engenheiros, enfim, técnicos que nos dão esse balizamento”, disse Clécio Luís.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...