Gove Header

Prouni oferta 1 mil bolsas em faculdades particulares do Amapá e prazo final é hoje

Inscrições seguem até este sábado, dia 1º de fevereiro. Além de Macapá, outros três municípios contam com oferta de bolsas.

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) iniciaram na última quarta-feira (28), pelo site http://siteprouni.mec.gov.br/. No Amapá, 1.003 bolsas de estudos são ofertadas por faculdades particulares. A seleção é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições seguem até sábado, 1º de fevereiro.

Na plataforma do Prouni são ofertadas bolsas integrais e parciais, tanto para estudos em cursos na modalidade presencial quanto à distância. São cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogos.

No Amapá, as ofertas são em quarto municípios. Veja abaixo:

  • Macapá são 911 bolsas distribuídas em 56 cursos,
  • Santana são 67 distribuídas em 15 cursos
  • Laranjal do Jari são 19 bolsas de estudos distribuídas em 7 cursos
  • Oiapoque são 6 vagas distribuídas em 6 cursos

Ainda na capital, os cursos de administração, ciências contábeis, direito, educação física, enfermagem, gestão de recursos humanos, pedagogia e serviço social são os com maior oferta, 691 bolsas de estudos do total ofertado.

Quem pode se inscrever

  1. Estudantes que tenham cursado todo o ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral da própria escola
  2. Estudantes com deficiência
  3. Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Somente poderá se inscrever no Prouni o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e que tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, não pode ter tirado zero na redação.

Como se inscrever

A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e senha mais recente do Enem.

Caso não se recorde do número de inscrição do Enem ou a senha, o candidato pode recuperá-los na página do Enem.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.

O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Diariamente o sistema do Prouni calcula a nota de corte (resultado potencialmente de pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.

Cronograma

  • Inscrições: 28/01 a 01/02
  • Resultado da 1ª chamada: 04/02
  • Comprovação de informações – 1ª chamada: 04/02 a 11/02
  • Resultado da 2ª chamada: 18/02
  • Comprovação de informações – 2ª chamada: 18/02 a 28/02
  • Prazo para manifestar interesse em participar da Lista de Espera: 06/03 a 09/03
  • Comprovação de informações dos candidatos participantes da Lista de Espera: 13/03 a 16/03
você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...