Gove Header

Programação de aniversário do Ex-Território Federal e do Mercado Central inicia nesta sexta-feira (10)

No primeiro dia de programação será lançado o box de livros "Amapá: História, Imagens e Mitos", impresso pelo Conselho Editorial do Senado Federal.

Da Redação

Nesta sexta-feira (10), a partir das 17 horas, o Mercado Central de Macapá recebe a abertura da programação da campanha “Orgulho de Ser Amapá”, realizada em alusão aos 78 anos de criação do Território Federal do Amapá e de 68 anos de inauguração do próprio Mercado. Produto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJAP), o mandato do senador da República Randolfe Rodrigues, a Prefeitura de Macapá e a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), a iniciativa busca resgatar o orgulho pelas coisas da terra, sua história, cultura, pessoas e monumentos.

No primeiro dia de programação será lançado o box de livros “Amapá: História, Imagens e Mitos”, impresso pelo Conselho Editorial do Senado Federal. O box consiste em uma caixa com cinco obras, que abordam diferentes temas, de autores amapaenses: Os Selos Postais da República do Cunani (Wolfgang Baldus); Amapá à francesa (Pauliany Barreiros Cardoso); Mitos e Lendas do Amapá (Joseli Dias); Um Cais que Abriga Histórias de Vida (Verônica Xavier); e Histórias de Oiapoque (Sonia Zaghetto).

Na abertura do evento haverá exposição de fotos históricas e diversas atrações culturais locais.

13 de Setembro

O segundo dia de atividades será na segunda-feira (13), data dos 78 anos de fundação do Território Federal. A programação inicia com Alvorada no Mercado Central, com a banda da Guarda Municipal, plantação do pé de Amapazeiro e de uma cápsula do tempo com os sonhos de crianças amapaenses. Haverá ainda o anúncio da segunda fase de revitalização do Mercado Central.

Em seguida, na Assembleia Legislativa do Amapá, será realizada sessão solene com a participação da Orquestra Florescer, Batuque Raízes do Cunani e a entrega das Medalhas Notável Edificador do Amapá a 14 personalidades amapaenses, além da presença de 24 amapaenses ilustres que serão homenageados ocupando as cadeiras do parlamento estadual.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...