Gove Header

Furlan lança campanha educativa para coibir formação de lixeiras viciadas em Macapá

No fim de semana, 23 contêineres foram instalados em diversos pontos da cidade. As caixas estavam em desuso e foram revitalizadas pela gestão municipal.

Da Redação

Com o slogan “Ei mano, joga teu lixo no contêiner”, a Prefeitura de Macapá lançou sábado (17) uma campanha de conscientização pelo fim das lixeiras ilegais e combate à sujeira na cidade.  A ação consiste na instalação de caixas estacionárias em pontos específicos mapeados pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana.

“Desde o começo da gestão estamos apostando na conscientização das pessoas sobre o descarte de lixo. A ideia é fazer com que cada munícipe colabore com a Prefeitura, no sentido de termos uma cidade limpa. Cada pessoa tem que se sentir responsável pela limpeza do bairro onde mora e, no geral, pelas ruas e avenidas da cidade”, ressaltou o prefeito Dr. Furlan.

No fim de semana, 23 contêineres foram instalados em diversos pontos da cidade. As caixas estavam em desuso e foram revitalizadas pela gestão municipal. A proposta, além de combater as lixeiras ilegais, é obter a colaboração da população na hora de fazer o descarte correto, evitando assim que animais rasguem os sacos de lixo e espalhem o material pela rua. Até o fim da semana serão distribuídos todos os 47 contêineres direcionados para esta ação.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, explicou que a iniciativa chega para implementar ainda mais as ações de limpeza da cidade. “Nós identificamos os pontos com maior incidência de lixeiras viciadas e estamos instalando contêineres para incentivar a população a fazer o armazenamento correto do lixo até que o poliguindaste passe para fazer a retirada”, explicou o gestor.

Lixo do contêiner

A Prefeitura orienta os munícipes a utilizar os contêineres somente para descarte de lixo domiciliar. Não será permitido o despejo de caroços de açaí, restos de materiais de construção, carcaças de eletroeletrônicos ou qualquer outro resíduo considerado entulho.

Gizalda Duarte Queiroz, síndica do Conjunto Habitacional São José, no bairro Buritizal, se mostrou satisfeita com o serviço e disse que os moradores farão sua parte na campanha. “Nós recebemos o contêiner, agora vamos orientar os moradores da importância de fazer o despejo do lixo de forma correta para deixar nosso conjunto limpo”, disse.

Diariamente são coletadas cerca de 300 toneladas de lixo domiciliar e 80 toneladas de entulhos (limpeza urbana). Quando o munícipe utiliza a lixeira ou um contêiner para jogar seu lixo, ele pratica uma ação de cidadania e de cuidado com a cidade. À Prefeitura cabe trabalhar cuidando da logística e destinação final desse resíduo.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...