Gove Header

Prefeitura de Macapá oficializa 36 novos bairros na capital

Fazendinha e Coração deixaram de ser distritos, assim o município passa a ter 64 bairros. Lei que regulamentou a mudança foi assinada em dezembro de 2020.

Da Redação

A Secretaria Municipal de Habitação e Ordenamento Urbano (Semhou), por meio de Projeto de Lei, propôs a alteração, delimitação e criação 36 novos bairros em Macapá. Com a proposta legislativa, Macapá passa a ter 64 bairros – um salto de 78% desde o último censo, em 2010.

O trabalho de atualização dos dados em relação aos logradouros da capital foi realizado por meio de georreferenciamento ao longo de 2020, com sua espacialização dentro do perímetro urbano devidamente definida. A assinatura da lei aconteceu em 31 de dezembro de 2020 e foi oficializada agora.

Com a oficialização, áreas como Ipê, Renascer, Açaí e Pantanal passam a ser, de fato, consideradas bairros. Além desses, os antigos distritos Fazendinha e Coração também foram incorporados. Outras regiões como o Infraero, Jardim Felicidade e Marabaixo, até então sem subdivisões oficiais, atreladas a outros bairros ou áreas, passam a ser divididas por lei.

Como o antigo distrito da Fazendinha tinha subdivisões, o território do atual bairro passa a ser aquele que não contemplava os bairros que existiam, como Chefe Clodoaldo, Vale Verde e Murici, que também foram oficializados.

Locais que pertenciam a outros bairros foram destacados e passam a ter lei de criação própria, como Quilômetro 9 (zona norte/oeste), Bioparque (zona sul), Lago da Vaca (zona norte), Cabralzinho (zona oeste) e Macapaba (zona norte).

De acordo com o secretário da Semhou, Rafael Martins, a partir de agora se inicia uma nova etapa do processo de delimitações e o trabalho de referenciamento geográfico já foi concluído.

“Essas mudanças levaram em consideração a proximidade desses locais da área urbana. Como Fazendinha e Coração, que, quando tratados como distritos, acabam parecendo que é algo distante e de difícil acesso, e não é. Essa é uma das formas com que essas mudanças irão facilitar ainda mais a chegada de políticas públicas e privadas para o desenvolvimento econômico de Macapá”, finalizou o secretário da Semhou, Rafael Martins.

Confira a lista atualizada dos bairros de Macapá:

Açaí
Alvorada
Amazonas
Araxá
Beirol
Bella Ville
Bioparque
Boné Azul
Brasil Novo
Buritis
Buritizal
Cabralzinho
Cajari
Central
Chefe Clodoaldo
Cidade Nova
Congós
Coração
Fazendinha
Goiabal
Igarapé da Fortaleza
Ilha Mirim
Infraero I
Infraero II
Ipê
Jardim América
Jardim das Acácias
Jardim Equatorial
Jardim Felicidade I
Jardim Felicidade II
Jardim Marco Zero
Jesus de Nazaré
KM 9
Lago da Vaca
Lagoa Azul
Laguinho
Macapaba
Marabaixo I
Marabaixo II
Marabaixo III
Morada das Palmeiras
Muca
Murici
Nova Esperança
Novo Buritizal
Novo Horizonte
Pacoval
Palácio das Águas
Pantanal
Parque Aeroportuário
Parque dos Jardins
Pedrinhas
Perpétuo Socorro
Renascer
Santa Inês
Santa Rita
São José
São Lázaro
Sol Nascente
Trem
Universidade
Vale Verde
Zerão

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...