Gove Header

Macapá intensifica vacinação contra sarampo em supermercados e atacarejos

O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde da capital com a campanha é interromper a circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal em todo município.

A Secretaria Municipal da Saúde (SEMSA), em parceria com o Sistema Fecomércio, intensifica a campanha de vacinação da tríplice viral, que protege contra o sarampo, rubéola e coqueluche. As equipes de imunização estão em pontos fixos de supermercados e atacarejos de Macapá. A ação inicia nesta segunda-feira (08) e vai até a próxima sexta-feira (12).

 

O objetivo da campanha é interromper a circulação do vírus e garantir alta cobertura vacinal em todo município. Atualmente, 8.632 já foram imunizadas em todas as faixas etárias. A ação na rede de supermercados é voltada para pessoas com idade entre 1 a 59 anos.

 

O município se organizou em três frentes de vacinação. A primeira e a segunda, são executadas pelo programa Estratégia Saúde da Família (ESF) e alcançam 60% das áreas cobertas nas visitas domiciliares e estabelecimentos comerciais. A terceira frente de trabalho alcança o público das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), através das equipes das salas de vacina com estoque para atender a demanda espontânea.

 

O município também conta com o apoio de seis equipes financiadas pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Estes profissionais executam a varredura nas áreas descobertas pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. A varredura será intensificada até dia 24 de fevereiro de 2021, quando será realizada a avaliação do percentual de imunização já alcançado.

 

Relação com a Covid

 

A secretária municipal de Saúde, Karlene Lemberg, alerta a população para a importância da imunização pela tríplice viral, que pode, inclusive, reduzir os sintomas de Covid-19.

 

“Segundo estudos realizados pelo Centro de Pesquisas do Hospital Universitário de Santa Catarina, a vacina tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, reduz em 54% a probabilidade de ter sintomas da Covid-19, diminuindo em 74% as chances de internação”, alerta a Secretária.

 

Os postos fixos dos supermercados são compostos por profissionais de saúde que atuam nas UBSs do município.

 

A coordenadora de Atenção Básica de Macapá, Ediane Andrade, reforça a importância da integração dos profissionais. “Neste momento, envolver todas as equipes de saúde na frente da imunização é uma meta prioritária e, também, um grande desafio, considerando não fazer parte das estratégias anteriores essa união. Entendemos que a atenção primária em saúde possui força quando está unida e reconhece o potencial do trabalho para o benefício da saúde da população”, finaliza.

 

Calendário

Nos dias 08 e 09 de fevereiro, os postos de vacinação podem ser localizados pela manhã e tarde nos seguintes supermercados:

 

·         Supermercado Vó Santa, (Avenida Behut Correa Alves, 956, Congós)

·         Supermercado Santa Lucia, (Rua Claudomiro de Moraes, S/N, Buritizal/Congós)

·         Supermercado Menino Jesus, (Rua Hildemar Maia, 2485, Buritizal)

·         Atacarejo Brasil, (Avenida 13 de Setembro, 495, Buritizal)

·         Maracá- Nutriama, (Rua Guanabara, 21, Pacoval).

 

Os demais dias de campanha atenderão novos postos e estabelecimentos. O objetivo é tornar acessível a vacina em todas as áreas de Macapá. A relação dos próximos pontos será divulgada posteriormente.

 

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...