Gove Header

Prefeitura de Macapá intensifica serviços de paisagismo na capital

Mais de 25 ambientes, entre praças, rotatórias, canteiros e órgãos públicos já foram contemplados pelo serviço do Horto Municipal.

Da Redação

O trabalho de jardinagem e paisagismo é realizado em vários bairros da cidade e faz parte de uma programação elaborada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), através do Horto Municipal. Mais de 17 mil mudas de variadas espécies já foram plantadas nesses espaços, utilizando 8.551 sacolas de terras produzidas.

Os serviços incluem a retirada de espécies invasoras e ervas daninhas, limpeza e manutenção nos canteiros, roçagem da grama, reposição de mudas e adubação. Mais de 25 ambientes, entre praças, rotatórias, canteiros e órgãos públicos foram contemplados com o serviço de paisagismo da Prefeitura de Macapá.

Fechando o mês de julho, as equipes fizeram a recuperação do ajardinamento frontal do edifício da sede do Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp), localizado na zona norte da capital.

O serviço de paisagismo vai muito além da criação de jardins e praças, trata-se de uma técnica bastante específica voltada para a elaboração de projetos de criação ou substituição de espaços afetados por construções desordenadas, como explica o chefe da Divisão de Paisagismo da Semam, Alailson Silva.

“A divisão de paisagismo e arborização vem para contemplar as belezas da natureza nos espaços públicos do município. Os ambientes que estavam sem vida ganharam verdes e o colorido das flores. O paisagista tem a tarefa de repensar o ambiente visando preservar seu solo e cobertura vegetal, garantindo a continuidade botânica do espaço, além de deixá-lo mais bonito e funcional para a comunidade”, destacou.

Toda semana a equipe do Horto Municipal, em parceria com o Projeto Liberdade e Cidadania, realizam uma programação diferente. O objetivo é conservar os espaços urbanos da cidade, o titular da Semam, Raimundo Amanajas, explica que a população precisa fazer sua parte. “A prefeitura vem melhorando diversos pontos da cidade, através dos serviços realizados pelas secretarias, porém precisamos contar com o apoio do munícipe para manter esses ambientes preservados”, disse o gestor.

Iniciativa

Para manter esses espaços preservados e garantir a manutenção dos canteiros e rotatórias, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realiza parceria com empresas privadas. O empresário fica responsável pela limpeza, podagem e reposição das mudas, em contrapartida a prefeitura cede o espaço para instalação de propagandas publicitárias.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...