- Publicidade -

Pré-natal odontológico: Capacitação busca a qualidade do atendimento às gestantes

Pré-natal odontológico é essencial para manter e acompanhar a saúde bucal da mãe e garantir a saúde do bebê.

Da Redação

Preparar os profissionais para conscientizar e sensibilizar as mães quanto a importância de realizarem consultas odontológicas no período gestacional foi o intuito da capacitação promovida nesta terça-feira (30) pela Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O evento foi voltado aos servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que atuam na assistência pré-natal.

Para a diretora municipal do Departamento de Acompanhamento de Ciclos de Vida (DACV), Larissa Moraes, os temas discutidos no evento, tem grande importância na medida em que o poder público cadastrar mais usuários nos postos de saúde para ampliar o vínculo entre pacientes e equipes.

“Pré-natal odontológico e Previne Brasil foram alguns dos temas tratados no evento, pois mostram a realidade dos serviços, além de incentivar as prefeituras a cadastrar mais usuários nas UBSs e ampliar o vínculo entre pacientes e profissionais. Tudo isso estimula a adesão a programas específicos”, explicou Larissa.

Diretora municipal do Departamento de Acompanhamento de Ciclos de Vida (DACV), Larissa Moraes I Foto: Renato Costa / PMM

O pré-natal odontológico é essencial para manter e acompanhar a saúde bucal da mãe e garantir a saúde do bebê. Pois, caso a gestante tenha por exemplo, alguma cárie ou doença na gengiva, a bactéria pode vir a cair na corrente sanguínea e causar algum dano à criança.

Conforme a coordenadora de saúde bucal, Sara Silva, a capacitação ajuda o profissional na humanização de seus serviços.

“A capacitação, além de fazer com que nossos serviços se tornem de qualidade e humanizado, nos oportuniza a conhecermos sobre as melhorias do atendimento odontológico às gestantes, além de estarmos informados sobre o aumento da cobertura dos programas para a população”, enfatizou Sara.

Pré-natal odontológico (PNO)

Consiste na assistência e controle da saúde bucal da gestante, no aconselhamento para a manutenção da saúde do bebê, objetivando o cuidado com os dentes e tecidos periodontais, reabilitação oral e correto desenvolvimento craniofacial da criança.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...