- Publicidade -

PGJ do MP-AP participa da abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A abertura contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, e do governador do Amapá, Waldez Góes.

Da Redação

Nesta segunda-feira (17), no Palácio do Setentrião, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, participou da abertura da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2022, promovida pelo Governo do Amapá e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O objetivo é refletir sobre a independência do país, que completa dois séculos este ano, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do Brasil desde então. As atividades em todo o país acontecem de 17 a 23 de outubro.

A abertura contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Paulo Alvim, e do governador do Amapá, Waldez Góes. O tema do evento este ano é “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”.

“Precisamos de apoio na área da ciência, pois o avanço do conhecimento é atitude. A comunidade científica presente aqui tem o compromisso de transformar a sociedade local. Se isso não se tornar em postos de trabalho e na melhoria da qualidade de vida das populações, não vale a pena. Portanto, estamos felizes de estarmos aqui no Amapá na abertura da SNCT“, salientou o ministro Paulo Alvim.

Como nas edições anteriores, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é composta de eventos e atividades gratuitas e abertas à população, on-line e presenciais, promovidas pelo MCTI, unidades vinculadas, instituições de pesquisa e secretarias estaduais de educação e de ciência e tecnologia.

“Fico muito feliz da 19ª SNCT ser aberta no nosso Estado com a presença do titular do Ministério de CTI. A Ciência e Tecnologia sempre foram fomentadas pela nossa gestão. Entendemos que isso é a oportunidade do desenvolvimento no Amapá e na Amazônia.“, destacou o governador do Amapá.

A programação ocorre anualmente, desde 2004, quando foi criada por decreto presidencial. Em 2020, outro decreto instituiu o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações, a ser comemorado em outubro de cada ano.

A PGJ do MP-AP elogiou a iniciativa e aproveitou para agradecer ao titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amapá (Setec), Rafael Pontes, presente no evento, pela parceria com o Ministério Público durante a crise pandêmica.

“Por meio da ciência e tecnologia o Ministério Público, que constitucionalmente tem por missão a defesa da sociedade e dos direitos do cidadão, pôde estar junto à população, não só presencialmente, mas também por meio das ferramentas tecnológicas, graças ao seu avanço e expansão nessa área. Portanto, agradecemos a cada pesquisador e parceiro que auxilia na nossa prestação de serviço. E é por isso que a nossa instituição reafirma o compromisso e apoio em nome da ciência”, pontuou Ivana Cei.

Compuseram, ainda, o dispositivo de honra as seguintes autoridades:

O titular da Secretaria de Estado do Planejamento, Eduardo Tavares; a reitora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Kátia Paulino; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Amanda Fecury; o diretor do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Alaan Kardec; o coordenador Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap), Luís Takyama; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap), Romaro Silva; e a deputada estadual Edna Auzier, que representou a Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP).

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...