- Publicidade -

- Publicidade -

Fórum de Macapá recebe ação alusiva à campanha de prevenção ao câncer de mama

A programação teve como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da prevenção do câncer de mama e dos cuidados com a saúde.

Da Redação

O plenário do anexo do Fórum de Macapá se vestiu de rosa na manhã desta segunda-feira (25) para uma ação alusiva à campanha Outubro Rosa. Em parceria com a Unimed FAMA, foram realizados atendimentos de fisioterapia e consultas com psicólogos e nutricionistas, além de uma palestra com o mastologista Mauro Secco para magistrados, servidores, estagiários e colaboradores. A programação teve como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da prevenção do câncer de mama e dos cuidados com a saúde. (ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS)

Na abertura do evento, o vice-presidente no exercício da presidência, desembargador Carlos Tork, ressaltou que o TJAP se preocupa e reforça a necessidade do debate acerca do tema. “Como instituição pública é nosso dever conscientizar toda a sociedade, mas em especial nossos magistrados, servidores e colaboradores da importância do cuidado e prevenção a essa terrível doença”, registrou.

Logo em seguida, a juíza Joenilda Lenzi, sobrevivente de um câncer descoberto em 2018, destacou que a luta contra a doença é uma luta de todos. “Eu já fui vitima de um câncer e agradeço sempre a todos que formaram essa corrente do bem para minha recuperação”, disse. “Se procurarmos tratamento adequado, o caminho certo e tivermos fé, com certeza seremos todos vitoriosos”, disse a juíza.

Na palestra, o médico mastologista Mauro Secco explicou o que é o câncer de mama, as etapas do tratamento, fatores de risco e a importância do autoexame e do exame clínico. “28% dos casos de mulheres no Brasil aparecem na faixa etária de 40 anos. Geralmente, o câncer de mama é silencioso e não apresenta sintomas no início, por isso a importância da mamografia a cada um ano”, disse.

O mastologista continuou dizendo que “a mama faz parte da feminilidade da mulher, faz parte do corpo dela e isso afeta sua autoestima, causando um impacto psicológico muito grande. Não existe nada mais precioso que a saúde plena de todos, portanto incentive outras mulheres a fazerem o autoexame e a mamografia”, enfatizou.

A servidora Kátia Milena Salomão, diretora do Departamento de Gestão de Pessoas, explicou que anualmente o DEGESP promove eventos como esse com o objetivo de levar sempre informações para os magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do TJAP. “Já é natural levar conhecimento sobre prevenção e tratamento do câncer e nos meses de Outubro e Novembro (mês de prevenção ao Câncer de Próstata)”, enfatizou.

“Desenvolvemos essas campanhas, pois sabemos da letalidade dessas doenças e da importância da prevenção, porque o diagnóstico precoce salva vidas”, informou a servidora.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...