Gove Header

MP-AP abre “Ação Criança 2021” com atendimentos às mães de crianças e adolescentes especiais

A programação contará com palestras on-line que visam proporcionar a troca de informações e a interação entre o MP-AP e toda a comunidade escolar, além de ações em saúde realizadas pelo Sesc/AP.

Da Redação

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio da Coordenação-Geral dos Centros de Apoio Operacional (CGCAO) e do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAO-IJ) com as Promotorias de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Macapá e Santana, deu início na terça-feira (28), à “Ação Criança 2021”, no Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues (CERNDR), instituição pública que atende alunos com deficiência intelectual e com transtorno do espectro autista.

Neste primeiro dia da programação, a iniciativa, voltada para os 514 alunos atendidos pelo CERNDR e suas famílias, foram realizados atendimentos às mães de crianças e adolescentes especiais, sob a coordenação das servidoras do CAO-IJ, Iolanda Martins e Denise Ribeiro. Com o apoio do Projeto “Saúde da Mulher”, do Serviço Social do Comércio (Sesc/AP), que é um dos parceiros do projeto, foram feitos agendamentos para realização de exames gratuitos de mamografia e de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (PCCU). A medida visa auxiliar a saúde da família.

A “Ação Criança 2021” irá até o dia 14 de outubro. A programação contará com palestras on-line que visam proporcionar a troca de informações e a interação entre o MP-AP e toda a comunidade escolar, além de ações em saúde realizadas pelo Sesc/AP.

O ápice da programação ocorrerá no dia 14 de outubro, com a realização do Drive Thru – Dia das Crianças, nos horários da manhã, de 8h às 9h30, e tarde, de 17h às 18h30, em frente ao Centro Educacional. O evento obedecerá a todos os protocolos de biossegurança, com estratégias para evitar aglomerações e testagem para a Covid-19, agendada para o dia 8 de outubro, para os profissionais envolvidos, de forma a minimizar possíveis riscos à saúde das crianças e seus familiares.

“Nosso objetivo é intensificar o diálogo interinstitucional e a atuação do MP-AP junto à comunidade, além de proporcionar um momento lúdico que chame a atenção à necessidade de implementação de políticas públicas garantidoras de direitos, inclusão e proteção social de nossas crianças e adolescentes”, frisou o coordenador do CAO-IJ, promotor de Justiça Miguel Ferreira.

“Esses temas são relevantes para a garantia dos direitos da criança e do adolescente, em especial, com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista, atendido pelo CERNDR. Esses atendimentos às mães dos alunos são essenciais, pois além de disponibilizar apoio para essas cidadãs, pois com saúde, elas poderão ter condições de cuidar de seus filhos”, concluiu o coordenador do CAO-IJ.

Parceiros

Sesc-AP, Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS AMAPÁ); Federação de Bandas, Fanfarras e Regentes do Amapá; Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Associação do Ministério Público do Estado do Amapá (AMPAP); Associação dos Servidores do MP-AP (ASSEMP) e Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Estado do Amapá (SINDSEMP).

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...