Gove Header

Ministro Luís Barroso acompanha em Macapá preparação das eleições de domingo

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral cumpre agenda no Amapá, que terá o primeiro turno da eleição municipal após apagão energético.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, esteve em Macapá, neste sábado (05) para acompanhar os trabalhos de preparação para o pleito municipal que será relaizado amanhã (06). As eleições na capital amapaense foram adiadas em razãoo de apagões de energa que atingiram a cidade em novembro.

Ao chegar em Macapá, Barroso, foi agraciado com a medalha do mérito eleitoral, concedida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP). A honraria foi entregue pelo presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo, que agradeceu ao ministro em nome dos 292 mil eleitores que vão às urnas neste domingo (6) em Macapá.

Na sede do TRE do Amapá, Barroso se reuniu com os integrantes do tribunal. “Achei que era importante estar aqui com vocês, para que vocês saibam que a gente se preocupa. Esperamos que as eleições corram bem”, disse o ministro.

O presidente do TSE disse aos desembargadores que não viu impacto negativo das eleições para prejudicar a situação sanitária ou ampliar o número de casos de Covid-19. “Não acho que eleições produziram impacto relevante sobre a pandemia. Fizemos plano sanitário que foi observado de modo geral”, relatou.

Pandemia

O presidente do TRE do Amapá, Rommel Araújo, agradeceu a presença do ministro no momento difícil enfrentado pela população local. “É uma honra recebê-lo principalmente nesse momento dificílimo, após o apagão. Além da pandemia, todas as questões sanitárias envolvidas, fomos surpreendidos com apagão de três semanas, que provocou desabastecimento de luz, água, pessoas perderam alimentos.”

O desembargador lembrou que o adiamento na capital permitiu o deslocamento das forças de segurança para garantir a eleição no interior. E, agora, o efetivo se concentrará em Macapá.

Rommel Araújo disse a Barroso que os servidores estão atuando para garantir eleições seguras. “O TRE vem fazendo de tudo para dar à população esse presente de Natal: em meio a tanta dificuldades, o desejo de mudança e melhorias passa pelas urnas. E estamos garantindo que esse direito seja exercido.”

Depois, o ministro Barroso participou dos trabalhos da comissão de auditoria da urna eletrônica em Macapá. O procedimento vida atestar a segurança da votação eletrônica. Integrantes do Ministério Público e da OAB acompanharam, e o procedimento foi gravado. Na cidade, uma urna foi sorteada para passar pela auditoria.

Ele também visitou, junto com o desembargador Rommel Araújo, o Cartório da 2a. Zona Eleitoral de Macapá e conversou com servidores.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...