Tropical Header 2

Marinha tem novo comandante na área do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí

Cleber Barbosa, da Redação

A Marinha do Brasil tem um novo comandante na grande área da Amazônia Oriental, que compreende os estados do Amapá, Pará, Maranhão e Piauí. Trata-se do vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, que substitui o também vice-almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho, que passou dois anos na função. A cerimônia de passagem de comando aconteceu nesta sexta-feira (15), no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba), em Belém (PA).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Operações Navais da Marinha, o almirante-de-esquadra Paulo Cezar de Quadros Küster, mas contou também com diversas outras autoridades civis – como presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro – e militares, como o Comandante Militar do Norte, o general-de-exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, do comandante do 1º Comando Aéreo Regional (I COMAR), brigadeiro-do-ar Ricardo José Freire de Campos, além dos comandantes e dispositivos de tropa de toda a Guarnição Militar da Marinha no Pará e no 4º DN, como os comandantes das Capitanias dos Portos da região.

Em vídeo, comandante sucedido e sucessor transmitem mensagem ao Amapá

Currículo

O vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, natural do Rio de Janeiro, ocupava a Subchefia de Operações do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e esteve à frente também da Escola Naval, do Grupamento de Navios Hidroceanográficos, além de vice-diretor do Pessoal Militar da Marinha, entre outros postos e cargos militares. Na sua formação militar, passou pelo Colégio Naval, é Bacharel em Ciências Navais (Escola Naval), Aperfeiçoamento de Armamento para Oficiais (Centro de Instrução Almirante Wandenkolk), Curso Básico para Oficiais (Escola de Guerra Naval), Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais Superiores/Mestrado em Ciências Navais (Escola de Guerra Naval), Curso de Especialização em Gestão Internacional (Instituto COPPEAD/UFRJ), Curso de Política e Estratégia Marítimas (Escola de Guerra Naval).

Missão

O 4° Distrito Naval é um dos nove que compõem a Marinha do Brasil, tendo como jurisdição os estados do Pará, Amapá, Maranhão e Piauí. Entre suas principais atividades estão a de executar e apoiar operações navais, aeronavais, de fuzileiros navais e terrestres de caráter naval, em sua área de competência, assim como tarefas relacionadas à segurança da navegação. A instituição também promove ações sociais e de saúde para a população ribeirinha.

Cerimônia

Autoridades das três Forças Armadas presentes à cerimônia de passagem do Comando do 4º DN
Desembargadores Mairton Carneiro, Milton Nobre e Célia Pinheiro com o novo comandante do 4º Distrito Naval, almirante Newton Costa Neto | Foto: TJPA
Autoridades civis e militares na cerimônia da Marinha em Belém | Foto: Ricardo Lima/TJPA

- Publicidade -

Comentários
Carregando...