Marinha comunica novo aumento do calado operacional na Foz do Amazonas

Almirante Ilques Barbosa Junior, comandante da Marinha, transmitiu a boa notícia ao suplente de Davi Alcolumbre no Senado, o irmão Josiel Alcolumbre, durante audiência

Cleber Barbosa, da Redação

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) tem um suplente muito diligente e solícito para multiplicar as ações do mandato: seu irmão, Josiel Alcolumbre, que atua como interlocutor institucional e pessoal. Num encontro com o comandante da Marinha do Brasil, almirante Ilques Barbosa Junior, Josiel obteve em primeira mão a informação de que a autoridade marítima vai chancelar um novo aumento do calado operacional na Barra Norte do Rio Amazonas – equivalente a 2 mil toneladas a mais de carga na foz do rio-mar.

Josiel foi à Brasília representar o irmão em eventos da Praticagem do Brasil e do Fórum Brazil Export. Em uma audiência com o comandante da Marinha, obteve a confirmação do segundo aumento de limite de profundidade para a passagem de navios cargueiros pelo Amapá. “Na verdade toda a região amazônica será beneficiada, pois o Amapá se localiza na Foz do Amazonas, mas os demais portos acima dela também poderão receber os grandes cargueiros e com isso melhorar o custo dos fretes e assim dar um salto nos negócios em toda a região”, comemora.

Logística

O senador suplente Josiel Alcolumbre com o almirante Ilques Barbosa Junior, em Brasília | Foto: Divulgação/MB

Falando ao portal ConexaoBrasilia.com, Josiel Alcolumbre disse que há uma grande mobilização em torno se de destravar a economia do país, onde o Amapá também faz sua parte, portanto a passagem de navios maiores será fundamental para isso. “A própria Praticagem do Amapá realizou um estudo sobre novas possibilidades, como a navegação na lama fluída, um trabalho fantástico que também está sendo submetido à avaliação dos técnicos da Marinha do Brasil e em breve poderá trazer outras novidades em relação ao transporte de cargas em nossa região”, disse.

Cartas Náuticas

O vice-almirante Newton de Almeida Costa Neto, comandante do 4º Distrito Naval (PA, AP, MA e PI) | Foto: Tjap

A mais alta autoridade da Marinha na região da Amazônia Oriental é o vice-almirante da Marinha do Brasil, Newton de Almeida Costa Neto, comandante do 4º Distrito Naval (PA, AP, MA e PI). Por telefone, ele confirmou ter recebido da Praticagem da Bacia Amazônia Práticos (ZP1), o resultado desses levantamentos sobre a navegação em lama fluída. “A definição de um novo calado operacional é algo extremamente complexo, requer muita tecnologia, estudos, testes, enfim, um trabalho detido que resulta na atualização das cartas náuticas, com reflexos em todo a navegação, então em breve haverá a divulgação de tudo isso”, disse o militar.

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...