Gove Header

Marabaixo ganha uma data oficial no calendário cultural de Macapá

Proposta do vereador Dudu Tavares (PDT/AP) é aprovada em sessão deliberativa remota da Câmara Municipal, instituindo 16 de junho o Dia do Marabaixo.

Da Redação

Vereador Dudu Tavares apresentou Projeto de Lei que torna o Marabaixo patrimônio cultural imaterial de Macapá. A proposta foi aprovada nesta quinta-feira (8), durante sessão virtual da Câmara Municipal de Macapá. Com a chancela do plenário e consequente sanção, o dia 16 de junho passa a ser o Dia Municipal do Marabaixo.

O Projeto de Lei (PL) do vereador Dudu Tavares (PDT) vai elevar o Marabaixo à condição de patrimônio imaterial do Município de Macapá e prevê a criação do Dia Municipal do Marabaixo, em 16 de junho. As propostas foram apresentadas nesta quinta-feira, 8, durante sessão virtual da Câmara Municipal de Macapá.

O vereador destacou que o Governo do Amapá e o IPHAN já reconhecem o Marabaixo como patrimônio cultural imaterial e agora chega a vez do município fazer justiça cultural com esse reconhecimento. “Não poderíamos deixar de fazer justiça por tia Venina, tia Chiquinha e por tantas mulheres e homens que deram o suor e sangue para garantir a ancestralidade e a permanência viva da cultura que eles trouxeram de seus bisavós e avós. Essa iniciativa valoriza e protege diversas comunidades tradicionais que vestem colorido e com o sorriso no rosto mantém viva a nossa cultura”, destacou Dudu Tavares.

De acordo com o texto do PL, caberá ao Executivo Municipal fomentar e apoiar as manifestações culturais do Marabaixo, incluindo a data no calendário oficial de eventos para dar prioridade na celebração de convênios e aporte de recursos. Além disso, a prefeitura deverá promover e proteger as características atuais da manifestação cultural para impedir censuras que tragam perda da essência natural da tradição.

A propositura colocará a expressão artístico-cultural vivenciada pelas comunidades tradicionais, em definitivo, como parte da identidade cultural do povo macapaense.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...