Gove Header

Mais de 50 homens na faixa etária de rastreamento realizaram exame de PSA no primeiro dia de ação

O PSA é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos. A abertura do evento aconteceu na UBS Marabaixo, na quinta-feira (4).

Da Redação

A ação em saúde do homem, desenvolvida pela Prefeitura Municipal de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), busca atender o público masculino durante o mês de novembro, com foco na oferta do exame Antígeno Prostático Especifico (PSA) de prevenção do câncer de próstata. A abertura do evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marabaixo, na quinta-feira (4).

O antígeno prostático específico (PSA) é usado principalmente para rastreamento do câncer de próstata em homens assintomáticos, analisado através de um exame de sangue simples, realizado em laboratório.

Para titular da Semsa, Karlene Lamberg, a ação desenvolvida dentro da UBS facilitou o acesso do público e correspondeu à expectativa no número de atendimentos neste primeiro dia.

“A campanha é pensada de uma forma estratégica e buscamos levar os atendimentos para locais onde a circulação de pessoas é maior. Durante todo o mês de novembro vamos trabalhar essa parte de conscientização e reforçar a importância da realização do exame e do diagnóstico precoce da doença”, destacou a secretária.

O mototaxista Manoel Luis de Melo, 56 anos, morador do bairro Marabaixo, assistiu a palestra organizada pela equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre os principais cuidados que o homem deve seguir durante o dia a dia e ainda sanou dúvidas acerca da realização do exame de PSA.

“Estou precisando fazer esses exames, porque nunca fiz, e a gente sabe que precisa prevenir. Trabalho como mototaxistas e quase não tiro esse tempo para cuidar de mim, geralmente procuro quando estou em uma situação grave”, disse.

A programação Novembro Azul disponibiliza atendimentos de acolhimento, consultas médicas, testes rápidos, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, acolhimento psicológico, massoterapia, auriculoterapia, orientador físico, exames de PSA e hemoglobina glicada.

Acadêmicos do curso de Psicologia da Fama também fazem parte das ações de saúde executadas pelo município.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO:

08/11 – Ação em saúde do homem
Local: Mercado Central
Horário: 8h às 12h

18/11 – Ação em saúde do homem
Local: Horto Municipal
Horário: 8h às 12h

22/11 – Ação em saúde do homem
Local: Macapá Shopping
Horário: 8h às 12h

26/11 – Ação em saúde do homem
Local: Villa Nova Shopping
Horário: 8h às 12h

27/11 – Encerramento
Local: Ijoma
Horário: 8h às 12h

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...