Investimento da Prefeitura de Macapá garante realização do 1º Festival Literário da capital

Repasse de R$ 155 mil nesta segunda-feira (15), garante cinco dias de programação.

Da Redação

Nesta segunda-feira (15), artistas da literatura amapaense foram contemplados com o repasse de R$ 155.803,00 da Prefeitura para a realização do 1º Festival Literário de Macapá (Flimac). A cerimônia realizada no Mercado Central, contou com a entrega simbólica do cheque aos representantes da Associação Artística Cultural Ói Nóiz Akí, responsável pelo evento cultural.

Para o prefeito de Macapá, Dr. Furlan, a realização do festival é um incentivo ao acesso à educação, por meio dos livros, oportunizando o conhecimento de diferentes obras e escritores macapaenses.

“A cultura está sendo valorizada no nosso município. Esse apoio é muito importante porque movimenta diversos segmentos, incluindo economia e lazer. Potencializar essas parcerias fortalecem o apoio às iniciativas locais e garante o desenvolvimento social da população”, reforça Dr. Furlan.

Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, na entrega do cheque simbólico | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

São cerca de 85 artistas beneficiados com o investimento que é resultado de emenda parlamentar. O objetivo do apoio é fortalecer a atuação do segmento com a promoção de eventos que envolvam artistas e o público em geral.

Para a produtora cultural, Cássia Modesto, o repasse apoia a atuação dos artistas locais e incentiva a participação dos macapaenses nas diversas áreas da literatura.

“É de extrema importância, principalmente pelo envolvimento de diversos colaboradores na realização do evento. Esse projeto abraça a periferia, além das inúmeras instituições públicas. Estou muito feliz por participar e poder oferecer música, poesia e teatro às pessoas”, descreve, animada.

Foto: Anézia Lima/PMM
Foto: Adevaldo Cunha/PMM

De acordo com o representante da Associação Artístico Cultural Ói Nóiz Akí, Cláudio Silva, condicionar a sociedade a mecanismos educacionais garante o desenvolvimento de várias habilidades.

“O festival é de suma importância para trabalhar a formação da nova sociedade brasileira a partir da formação de novos leitores. A gestão municipal denota um compromisso com as causas culturais de Macapá. Esse apoio é fundamental para a promoção de igualdade, emancipação, transformação e empoderamento”, explica.

O 1º Festival Literário de Macapá será realizado nos dias 18 a 22 de agosto em escolas e instituições públicas da capital. A programação conta com apresentações culturais, lançamentos de livros, palestras, saraus, mesas de diálogo e entregas de troféus.

Além disso, o evento também destaca a atuação de profissionais macapaenses com a entrega do “Troféu Jurema de Literatura”.

Repasse para o 1º Festival Literário de Macapá aconteceu no Mercado Central | Foto: Adevaldo Cunha/PMM

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), Olavo Almeida, a oportunidade garante benefícios à população. “Demonstrar o apoio por meio desse financiamento é proporcionar diferentes meios de aprendizagem para as crianças e adultos”, finaliza.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...