Gove Header

III TCE na Comunidade leva cursos, capacitações e sessão itinerante para o Vale do Jari

Os municípios de Laranjal e Vitória do Jari vão receber entre os dias 25 e 27 de novembro, a terceira edição do TCE na Comunidade.

Da Redação

O primeiro evento foi realizado em 2019, em Porto Grande, reunindo dez municípios. Em novembro do mesmo ano, a segunda edição aconteceu em Oiapoque, extremo norte do país, contabilizando 46 processos julgados e três mil atendimentos sociais.

“Tínhamos programado duas edições para 2020, mas a pandemia nos atingiu de surpresa e tivemos que adiar os planos. Com a pandemia controlada e a população vacinada, vamos realizar a terceira edição do projeto no Vale do Jari, que reúne mais de 67 mil pessoas. Esta é uma edição mais concisa, porém com um alcance gigantesco”, destacou o conselheiro Michel Houat Harb, presidente do TCE Amapá.

Na quinta-feira (25/11), pela manhã e tarde, acontecem os cursos e capacitações com foco em instrumentos de planejamento orçamentário, gestão e aplicação de recursos, combate à evasão escolar, violência contra a mulher e portal do gestor. Às 18h30 acontece a abertura oficial do evento, no Fórum de Laranjal do Jari, com a presença de autoridades e convidados.

Na sexta-feira (26/11), às 9h30, acontece a sessão itinerante do TCE Amapá. O julgamento será aberto à população que terá a oportunidade de ver de perto como acontece uma sessão ordinária do Pleno. Paralelamente acontecem cursos e palestras com foco no controle social, empreendedorismo, elaboração do plano de auditoria, ferramentas de controle da receita e Sistema GEO Obras. À tarde ocorrem os cursos de gestão de equipes, governança em aquisições públicas, educação financeira, sistema único SIAFIC, elaboração de prestação de contas, curso básico de informática e outros afins.
Um dos pontos altos também da sexta-feira será o plantio de cem mudas de árvores na Rua Jari. As árvores simbolizam as cem vítimas da covid-19 no município. O local receberá uma placa denominando o mesmo de Memorial Jardim da Saudade.

Ação social e reunião parlamentar

No sábado (27/11) pela manhã, acontece na Escola Municipal Raimunda Capiberibe a grande ação social, com a oferta de serviços como atendimento médico, vacinação, exames de tomografia, ultrassom e PSA, atendimento odontológico, corte de cabelo, emissão de título de eleitor, CPF, cartão do SUS, orientação jurídica, parcelamento de IPVA e regularização de veículos, cursos para condutores de veículos, consultoria empresarial, orientações sobre previdência social e seguro desemprego, regularização de embarcações, primeiros socorros e combate a incêndio e outros.

No mesmo horário, no auditório do Sebrae no Jari, acontece a reunião técnica entre membros do TCE Amapá, parlamentares da bancada federal e estadual, prefeitos e vereadores. Nesse momento, os gestores públicos terão a oportunidade de discutir deficiências e soluções para os municípios de Laranjal e Vitória do Jari. “Seremos os mediadores entre vereadores, prefeitos, deputados estaduais, federais e senadores. A ideia é discutir melhorias e encontrar soluções para os municípios”, disse a conselheira Maria Elizabeth Picanço, controladora geral do TCE Amapá.

O TCE na Comunidade é uma realização do Tribunal de Contas do Amapá, e tem como objetivo abrir as portas para os jurisdicionados e a sociedade em geral, oferecendo capacitações por meio de cursos e palestras, atendimentos aos mais carentes com ações sociais e realizações de sessões itinerantes.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...