Hospital Veterinário de Macapá completa um mês com 2,7 mil atendimentos

Unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h atendendo casos ambulatoriais, de urgência e emergência.

Da Redação

O primeiro Hospital Veterinário de Macapá completou um mês de funcionamento com mais de 2,7 mil atendimentos realizados entre consultas, exames laboratoriais e de imagens, cirurgias e internações. A unidade está localizada ao lado do Bioparque da Amazônia.

Foram atendidos 1,2 mil cães e gatos, feitos 850 testes de laboratório (hemogramas, bioquímicos e de urina), mais 200 exames de imagem (raio-x e ultrassonografia) e 190 internações de animais que passaram por observação, além de 140 cirurgias ortopédicas, oncológicas e cesáreas de emergência.

O hospital funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. A administração está sob responsabilidade de uma empresa terceirizada contratada pela Prefeitura Macapá que conta com mais de 20 profissionais entre veterinários, assistentes, recepcionistas e auxiliares de serviços gerais.

Cadela Suzy foi um dos mais de 1,2 mil pacientes do Hospital Veterinário de Macapá | Foto: Leandro Lennon/PMM

A autônoma Adriana Souza, de 30 anos, levou a cadela Suzy, de 5 anos, e a sua filhote ainda sem nome, de apenas 3 dias de vida, após notar que o animal aparentava estar sentindo dores após o parto.

“Soube do hospital através de uma amiga e resolvi trazê-la, ela já nos ajudou muito cuidando da nossa família e agora queremos retribuir cuidando dela e aqui no hospital, além da consulta ela ainda vai passar por outros exames que não teríamos como custear em uma clínica particular”, disse.

Fluxo de Atendimento

Além dos atendimentos ambulatoriais agendados, a unidade também atende casos de urgência e emergência que recebem prioridade na fila de espera.

Casos de emergência são aqueles que precisam de atendimento imediato, em que há risco imediato a vida do pet. São considerados atropelamento, perda de memória, convulsões, hemorragia ativa, entre outros.

Além dos atendimentos ambulatoriais agendados, a unidade também atende casos de urgência e emergência | Foto: Lenadro Lennon/PMM

Já a urgência é caracterizada por algo que precisa de cuidado veterinário, não de imediato, pois não coloca a vida do animal em risco naquele momento, mas pode evoluir e se tornar um caso de emergência. Exemplos disso são tumores com feridas, icterícia, ingestão de corpo estranho, intoxicação por veneno, reação alérgica, partos, diarreia e vômitos.

“O tempo de espera para a consulta pode variar muito em razão da demanda de casos de urgência e emergência que recebemos durante o dia, cada atendimento é único, porque depende do estado clínico do animal e da complexidade do caso”, explicou o diretor da unidade, o veterinário Bruno Barros.

Veja como acessar serviços do Hospital Veterinário de Macapá:

Casos de urgência serão atendidos apenas durante os dias e horários de funcionamento do hospital.
Para realizar o agendamento, é necessário entrar em contato pelo número (96) 98434-3081, que está disponível para ligações e também pelo aplicativo WhatsApp.
É obrigatório que o tutor no animal seja maior de 18 anos e residente de Macapá (incluindo distritos ou ilhas), possua renda familiar de até dois salários mínimos ou esteja inscrito no CadÚnico ou programas sociais da Prefeitura. O pet também deve estar cadastrado no Censo Animal do Município.
No dia da consulta, é necessário que o tutor leve os documentos que comprovem as informações exigidas e os documentos do animal, como carteira de vacinação ou exames realizados anteriormente.
Foram atendidos 1,2 mil cães e gatos em um mês no Hospital Veterinário de Macapá | Foto: Lenadro Lennon/PMM

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...