Gove Header

Governo intensifica preparo de escolas para futuro retorno de aulas presenciais

Instituições de ensino ganham novos ambientes e profissionais da educação recebem kits de proteção, além de prioridade na imunização.

Da Redação

O Circuito Educação segue a agenda de visitas técnicas em escolas de Macapá e Santana com objetivo de preparar espaços estratégicos para o retorno gradual e responsável das aulas presenciais. Entre as ações traçadas estão as entregas de salas de planejamento e práticas pedagógicas e as adaptações de biossegurança.

Nesta quinta-feira, 17, o governador do Amapá, Waldez Góes, visitou o Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, que oferta quase 400 vagas na capital para cursos técnicos nas áreas de saúde, meio ambiente e assistência social, e também para o programa nacional Novos Caminhos, que busca ampliar oportunidades de inserção socioprodutiva, contribui para impulsionar a produtividade e a competitividade.

Na ocasião, o chefe do Executivo destacou a importância dos resultados do centro profissional, como o desenvolvimento do curso técnico de enfermagem para indígenas, que foi lançado pelo Governo do Amapá, em 2019, e atende as etnias Palikur, Karipuna, Galibi, Marworno, Waiãpi, Apalai, Waiana, Tiriyo e Kaxuyana.

“Continuamos com as entregas de salas de planejamento pedagógico e kits de proteção contra covid-19 para alunos e profissionais da educação. Estamos preparando todas as escolas para o futuro retorno de atividades presenciais”, enfatizou.

Esperançoso pelo retorno das aulas presenciais, o aluno Sorokamano Waina Apalai relata que está no estágio final do curso técnico de enfermagem indígena e espera finalizar o curso para aplicar na prática o que aprendeu na aldeia em que mora a família, no Parque do Tumucumaque.

“Eu vim para cá buscar conhecimento porque minha aldeia precisa. O curso de enfermagem vai ajudar a cuidar do meu povo e vai melhorar nossas vidas”, disse o jovem indígena.

Ainda nesta quinta-feira, o governador visitou o tradicional Colégio Amapaense, que adotou o ensino médio em tempo integrado (Novo Saber). Enquanto quarta-feira, 16, Waldez Góes esteve na escola Deuzuite Cavalcante, no bairro Perpétuo Socorro.

Por onde o Circuito Educação passa, o governador reúne com diretores, equipes pedagógicas, professores e alunos para discutir estratégias para solucionar situações pontuais nas instituições.

“A sala de planejamento traz mais conforto ao professor e equipe pedagógica e vai mudar a forma de planejar as aulas. É um avanço na qualidade de ensino”, disse a diretora Rozemeire Gibson, da escola Deuzuite Cavalcante.

Outras medidas

O Governo do Amapá avança no processo de imunização dos profissionais – todas as prefeituras estão autorizadas a vacinar professores, merendeiras e demais trabalhadores desse setor. A meta é garantir um retorno seguro de aulas presenciais.

Outra medida é a entrega de 160 mil kits de proteção contra a covid-19. São itens como álcool em gel e máscara lavável para atender todos os professores e alunos, além de equipes gestoras, pedagógicas, e trabalhadores de apoio.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...