Governo garante usina de oxigênio ao Vale do Jari e abastece Centro Covid-19

Estrutura doada pelo Ministério da Saúde a pedido do governador Waldez Góes permitira funcionamento de ventiladores pulmonares e outros equipamentos.

Da Redação

O Governo do Amapá recebeu neste sábado, 13, uma usina geradora de oxigênio destinada ao município de Laranjal do Jari, que enfrenta lotação na ocupação de leitos para covid-19. Os equipamentos foram doados pelo Ministério da Saúde após pedido feito pelo governador, Waldez Góes, com articulação do senador Davi Alcolumbre.

A usina será instalada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O local atende o Vale do Jari – que também inclui a cidade de Vitória do Jari. Moradores dos municípios do Pará que fazem divisa com o estado também poderão ser beneficiados com a usina.

A estrutura permite o funcionamento de ventiladores pulmonares e outros equipamentos que são fundamentais aos pacientes com quadro mais grave de covid-19. A previsão é que a estrutura entre em funcionamento a partir de segunda-feira, 15. “Até o momento, a unidade especializada em covid esta usando 150 cilindros de oxigênio a cada dois dias. Com a instalação da usina, que produz 40 metros cúbicos por hora, vamos solucionar definitivamente o abastecimento de oxigênio no Vale do Jari”, frisou o governador.

Além do pedido de instalação da usina, Waldez Góes já havia enviado equipes de saúde para reforçar a assistência. Os cilindros antes destinados ao Laranjal do Jari serão distribuídos para as unidades de atendimento a covid-19 de outros municípios.

Além disso, o governador também recomendou aos prefeitos dos 16 municípios a adoção de medidas mais restritivas. As prefeituras contam com o apoio de órgãos de segurança do Estado para ajudar no cumprimento das restrições.

Reforço no extremo Norte

No domingo, 14, Oiapoque deverá receber uma usina geradora de oxigênio para atender a população local, que inclui quilombolas e indígenas. Assim como no caso de Laranjal, os cilindros antes destinado ao município serão distribuídos para outras localidades.

O envio do maquinário feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), doado pelo Ministério da Saúde, também foi a pedido do governador do Amapá, que contou com articulação do senador Davi Alcolumbre.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...