- Publicidade -

- Publicidade -

Governo do Amapá equipa três hospitais com aparelhos para exames de endoscopia e colonoscopia

Os Hospitais de Emergência (HE), da Criança e do Adolescente (HCA) e de Clínicas Alberto Lima (Hcal) foram reforçados com os novos equipamentos para diagnósticos.

Da Redação

O Governo do Amapá investiu mais de R$ 2 milhões em recursos do Tesouro Estadual, na compra de 4 aparelhos para exames de endoscopia e colonoscopia, que irão fortalecer a assistência prestada à população.

Será um aparelho para o Hospital de Emergência (HE), outro para o da Criança e do Adolescente (HCA) e dois para o Hospital de Clínicas Alberto Lima (Hcal), que além de atender casos de urgência e emergência de pacientes internados, também é responsável pela demanda ambulatorial da rede estadual.

Os equipamentos são capazes de realizar exames de endoscopia e colonoscopia, além disso, possuem tecnologia líder de mercado proporcionando imagens nítidas, assegurando diagnósticos rápidos e precisos.

A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). É um exame importante para o diagnóstico de diversas doenças, como: gastrite, esofagite, tumores, sangramentos e doenças mais graves como hérnia de hiato e estágios iniciais do câncer de estômago.

Já a colonoscopia é um procedimento que usa técnica semelhante a da endoscopia, através da imagem, e tem como objetivo analisar principalmente o intestino grosso e o íleo terminal. É indicada para identificar lesões, pequenos sangramentos e pólipos localizados na parede intestinal. Além disso, ela é capaz de diagnosticar tumores colorretais e pode impedir que a doença cause danos mais sérios, se identificada precocemente.

Os aparelhos foram entregues nas unidades, passaram por testes e as equipes que irão manusear os aparelhos já passaram por capacitação. As unidades estão passando por adequações estruturais para a rápida ativação do serviço.

Investimento

O Governo do Estado tem investido no fortalecimento da rede de apoio e diagnóstico, em maio deste ano foi ativado o serviço de tomografia computadorizada no HE e Hcal para dar maior comodidade e rapidez no diagnóstico dos pacientes atendidos nas unidades.

Com a tecnologia, em até 15 minutos as imagens ficam disponíveis de forma virtual para avaliação dos médicos. O laudo é expedido pelo médico responsável em um período que varia entre 24h e 48h, dependendo do caso.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...