Governo do Amapá consegue habilitação de UPAs junto ao Ministério da Saúde para receber recursos federais

A medida é mais uma meta cumprida do Plano de Governo da atual gestão. Foram beneficiadas as unidades de Macapá e Laranjal do Jari.

Da Redação

O serviço de urgência e emergência de baixa e média complexidade ofertado aos amapaenses ganhou reforço com mais uma meta cumprida do Plano de Governo da atual gestão, que é habilitar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do estado junto ao Ministério da Saúde, para receber recursos federais. A medida do Governo do Amapá é mais uma conquista para a saúde pública, que é prioridade imediata, absoluta e inegociável do governador Clécio Luís.

A primeira a ter a portaria publicada no Diário Oficial da União foi a UPA Zona Sul, em Macapá, que passará a receber R$ 130 mil por mês, num total de R$ 1,5 milhão ao ano, que será incorporado ao limite financeiro de média e alta complexidade do Estado. Também foram aprovadas as habilitações da UPA Zona Norte e a do município de Laranjal do Jari.

Segundo a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Tânia Vilhena, este processo de credenciamento tem sido tratado desde o início de 2023, e representa um avanço importante para a saúde estadual.

“Essa habilitação é mais um marco do compromisso do governador Clécio Luís com a qualificação dos serviços de saúde no Amapá. É o reconhecimento pelo MS dos nossos equipamentos e organização da rede de assistência. Além de ser um dos pontos de atenção de cuidado na linha de urgência e emergência”, destacou Tânia.

As habilitações e qualificações foram baseadas na portaria nº 1535/2017, que redefine os incentivos relacionados a Unidades de Pronto Atendimento da Rede de Atenção às Urgências no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

“Estamos colhendo os frutos de um trabalho sério e um esforço conjunto do Governo do Amapá, Governo Federal, e articulação do senador Davi Alcolumbre. Inúmeros documentos foram enviados, inúmeras tratativas e reuniões foram feitas com o Ministério da Saúde, para que houvesse essa sensibilização e a garantia do repasse anual para manutenção, custeio e funcionamento da unidade. Nosso compromisso é o de atender bem a todos, fortalecendo a saúde pública no Amapá”, reforçou Silvana Vedovelli, secretária de Estado da Saúde.

O objetivo das UPAs é prestar atendimento resolutivo e qualificado aos pacientes que estão em situação de urgência e emergência e oferecer os primeiros socorros nos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial de cada caso, reduzindo a superlotação em hospitais gerais e prontos socorros.

UPA Zona Sul 

A unidade funciona 24h, com atendimentos médicos em clínica geral e pediatria. Possui uma estrutura equipada para fazer exames laboratoriais, de raios-x, e eletrocardiograma.  Possui também sala de acolhimento; dois consultórios médicos; sala de hidratação; sala de medicação e sala amarela para pacientes com gravidade moderada.

A unidade conta ainda, com a sala vermelha, destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. O espaço também tem núcleo de regulação; farmácia; depósito; dois repousos; sala de raio-x; laboratório; expurgo; lavanderia e refeitório.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...