Gove Header

Governador Waldez pactua cooperação para incentivar bioeconomia na Amazônia

Assinatura aconteceu durante Fórum de Governadores da Amazônia Legal, nesta semana, em Belém do Pará.

Da Redação

O governador do Amapá, Waldez Góes, assinou nesta segunda-feira, 18, um Acordo de Cooperação para incentivar a bioeconomia amazônica por meio da destinação de recursos para as cadeias produtivas ligadas ao modelo de produção que busca usar novas tecnologias para criar produtos e serviços sustentáveis.

A assinatura aconteceu durante o 24º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, que ocorre em Belém do Pará, e reúne líderes de nove estados.

Também conhecida como economia sustentável, a bioeconomia tem como foco o consumo consciente e em equilíbrio com os recursos naturais. Ela está presente na produção de vacinas, biocombustíveis, alimentos, entre outros produtos.

No encontro, Waldez frisou que a bioeconomia já é uma realidade no Amapá, estado mais preservado do país. “Pactuar a cooperação para incentivo da bioeconomia é mais um gesto que demonstra o compromisso do Governo do Amapá com o uso sustentável das nossas riquezas ambientais”, disse Góes.

Outro passo importante para a consolidação da economia verde, lembrou o governador, foi o início da concessão florestal do Amapá, ainda em setembro de 2021, com foco em empreender de forma sustentável, mantendo as áreas verdes de pé.

Mais cooperações

Ao fim do evento, os governadores assinaram, a Carta com pautas para o desenvolvimento sustentável regional. Outro documento assinado pelos líderes da Amazônia Legal foi o memorando de Entendimento à Cooperação Alemã-GIZ e Emergente/LEAF Coalition, coalizão que reúne Estados Unidos, Reino Unido e Noruega com foco em oferecer financiamentos para projetos de combate ao desmatamento e conservação ambiental.

A assinatura da cooperação com as instituições deve ocorrer durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP-26), que acontece em novembro, na Escócia.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...