Gove Header

Estudantes das escolas municipais de Santana realizam avaliação do Saeb

O Saeb utiliza como instrumentos testes cognitivos a serem aplicados aos alunos dos anos avaliados, contemplando as áreas do conhecimento Língua Portuguesa e Matemática.

Da Redação

Durante o mês de novembro e início de dezembro, os alunos das escolas municipais estarão sendo avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb. É um conjunto de avaliações externas, em larga escala, que permite ao Inep diagnosticar a educação básica brasileira e fatores que podem interferir no desempenho dos estudantes.

Através de questionários aplicados a cada dois anos na rede pública, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, permitindo que as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais.

As escolas da rede municipal estão realizando a aplicação da avaliação conforme cronograma disponibilizado pela equipe do Saeb aos gestores escolares e à Secretaria Municipal de Educação de Santana – SEME.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Os alunos são avaliados em língua portuguesa e matemática, e em ciências, por amostragem. A avaliação tem em sua matriz o recorte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fornecendo dados para a composição da nota do Ideb municipal, resultado da proficiência do aluno e do fluxo educacional”, afirma Aldaléa Balieiro, coordenadora do Programa Criança Alfabetizada em Santana.

O Saeb utiliza como instrumentos testes cognitivos a serem aplicados aos alunos dos anos avaliados, contemplando as áreas do conhecimento Língua Portuguesa e Matemática. Neste ano, uma amostra de estudantes do 9º ano do ensino fundamental também fará provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. A amostra será feita através de questionários (impressos e eletrônicos) aplicados aos alunos, professores, diretores e Secretários Municipais de Educação, coletando informações sobre fatores socioeconômicos e de contexto que podem auxiliar a compreender o desempenho nos testes.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...