Entenda os impactos das chuvas nos serviços de pavimentação em Macapá

Serviços em execução retomarão o ritmo normal após período chuvoso.

Da Redação 

Com a chegada do período de chuvas, que se intensifica neste mês de janeiro em Macapá, os serviços de pavimentação serão reduzidos. A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) explica que o processo de asfaltamento começa com a movimentação de terra – etapa em que a terra não pode estar tão seca e nem tão úmida. Com as chuvas, a área fica saturada, o que inviabiliza a realização do trabalho.

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) prevê para os próximos dias uma média de 40 mm de chuva por dia. Dessa forma, a Semob explica que os serviços de pavimentação devem ser pausados, sendo feito apenas o planejamento para a execução rápida e ágil quando as chuvas cessarem.

Trabalhadores da Prefeitura de Macapá asfaltaram mais de 80 km de vias em 2022 I Foto: Secom/PMM

Atualmente, a Semob atua com várias frentes de trabalho na capital. Destaque para a Zona Norte, somente no bairro Novo Horizonte são 16 vias que já receberam asfaltamento e outras em execução. Outras equipes concentram-se nos bairros Renascer e São Lázaro.

“Precisamos de pelo menos dois a três dias de sol para termos a terra em uma boa umidade, para que possamos trabalhar e, dessa forma, evitarmos chances de ter que voltarmos no lugar para fazer um retrabalho e aumentar os gastos públicos”, explica o Secretário Municipal de Obras, Cássio Cruz.

Cidade asfaltada

Em 2022, a Prefeitura realizou a pavimentação de mais de 80 quilômetros de vias em todas a cidade, incluindo nos bairros mais afastados como Brasil Novo, Parque dos Buritis, Chefe Clodoaldo, Amazonas e outros.

Publicidade (x)

você pode gostar também
Comentários
Carregando...