Residencial Barcelona

Embaixada da França confirma filho de brasileira como novo Cônsul em Macapá

Cleber Barbosa, da Redação

A Embaixada da França no Brasil confirma para a próxima segunda-feira, dia 29, a reabertura do Consulado de Macapá, com a posse do novo cônsul honorário no Amapá, o administrador de empresas Fabien Roger Fournet. Ele nasceu em Kourou, na Guiana Francesa, filho de pai francês e mãe brasileira – portanto tem dupla nacionalidade. Seu genitor, inclusive, foi o primeiro cônsul honorário da França em Macapá, o senhor Roger Andre Fournet, que faleceu há alguns anos. Fabien graduou-se na Universidade de Toulouse, no Sul da França e trabalhou também no segmento de hotelaria na Guiana Francesa, até casar com uma brasileira, Lucena Pereira, com quem tem duas filhas e passou a morar em Macapá.

O novo escritório consular será na Rua Tiradentes, 93, no Centro de Macapá. A cerimônia de abertura acontece a partir das 18h30 com a presença do embaixador da França no Brasil, Michael Miraillet e comitiva. O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM/AP) confirmou participação no evento. A comitiva francesa terá ainda o ministro conselheiro, Gilles Pecassou; o cônsul geral da França em Brasília, Samuel Bouchard; o diretor-adjunto da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), Lamine Sow; os adidos de Defesa e Cooperação Educativa, coronel Charles Orlianes e Catherine Petillon; e a conselheira diplomática do Prefet, Anne Suard.

Relações

“Melhorar o relacionamento entre o Brasil e a Guiana Francesa é um passo à frente no desenvolvimento econômico entre nossos países e, além disso, é estreitar laços de cidadania. Assim como ressaltamos em nossas conversas com o Itamaraty, queremos que os nossos brasileiros sejam bem acolhidos na província francesa, e que os franceses que moram em nosso país tenham apoio para a retirada de seus documentos pessoais, por exemplo. O papel principal do consulado é melhorar o dia a dia e dar apoio a esses cidadãos que, pela proximidade, já se misturaram à nossa gente e hoje somos uma grande família”, diz o presidente Davi Alcolumbre.

Para o senador Randolfe diminuir a distância entre o Brasil e a França é uma luta antiga. “Desde 2011, quando assumi o primeiro mandato, tenho trabalhado pela união entre brasileiros e franceses. Foi com muita mobilização que conseguimos inaugurar a ponte binacional, em Oiapoque, e agora reinaugurar o Consulado no Amapá. A emissão de vistos e a redução do valor do seguro internacional obrigatório deve facilitar o acesso brasileiro à Guiana Francesa”, disse o senador Randolfe Rodrigues.

Interrupção

As atividades do consulado da França em Macapá foram oficialmente interrompidas em janeiro do ano passado por questões de gestão interna, e os vistos passaram a ser emitidos pela embaixada em Brasília, gerando dificuldades enormes, acompanhadas de perto pelos senadores, que vão desde o deslocamento à capital federal, prazo para confecção da documentação (aproximadamente 35 dias) e os custos elevados que variam de 263 reais para o visto e 768 reais para o seguro automotivo.

Vistos

Ao presidente Davi, o embaixador Miraillet confirmou a redução do valor do seguro, bem como a emissão dos vistos no estado em 90 dias após a reabertura da agência, com segurança biométrica. “Os parlamentares da bancada do Amapá são muito ativos. Nós mantemos uma relação de confiança e de grande franqueza com eles. O Brasil é a maior fronteira terrestre com a França, o que dá ao Amapá um papel particular na relação bilateral. Nesse sentido, este consulado-honorário é muito importante para nós. É, inclusive, o único no mundo autorizado a emitir vistos” – explicou o embaixador.

Cerimônia 

A cerimônia de reabertura do Consulado Francês acontece na Rua Tiradentes, 93, na região central de Macapá, a partir das 18h30. O evento será restrito a autoridades e imprensa, com presença confirmada do governador Waldez Góes; do vice, Jaime Nunes; do prefeito de Macapá, Clécio Luís; da prefeita de Oiapoque Maria Orlanda, e de parlamentares da bancada federal.

Confira a programação:

10h – Chegada da delegação no Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre (Rua Hidelmar Maia, S/N, bairro Jesus de Nazaré)

10h30 – Visita Institucional à 22ª Brigada de Infantaria da Selva (Rodovia Duque de Caxias, 4301, bairro Alvorada)

11h30 – Agenda com o prefeito de Macapá, Clécio Luís Vilhena Vieira. (Prefeitura Municipal de Macapá – Avenida FAB, 840, Centro)

13h – Almoço com o Governador do Amapá, Waldez Góes. (Residência Oficial do Governo do Amapá – 6ª Avenida, Residência Lagoa)

14h30 – Visita institucional à Escola Bilíngue – (Conjunto Habitacional Macapabá, Brasil Novo, BR 156)

16h – Visita ao Palácio do Setentrião, sede do governo do Estado – (Rua General Rondon, 259, Bairro Julião Ramos)

18h30 – Cerimônia de Reabertura do Consulado Honorário Francês do Amapá – (Rua Tiradentes, 93 A, Central)

19h – Coquetel de comemoração – (SEBRAE, Avenida Ernestino Borges, 740, Julião Ramos).

 

- Publicidade -

- Publicidade -

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...