Prefeitura Header

Depois de zerar casos de Covid, Serra do Navio prioriza outras doenças

Secretário de saúde do município fala no rádio como foi possível virar o jogo na pandemia e retomar mutirão de cirurgias oftalmológicas.

Cleber Barbosa, da Redação

A Prefeitura de Serra do Navio, no interior do Amapá, anunciou nesta segunda-feira (26) ter zerado os casos de Covid-19 por lá. Com isso, pode retomar o plenejamento de prevenção a outras patologias e até conseguir inscrever pacientes no mutirão de cirurgias oftalmológicas em Macapá, no final de semana.

Pelo menos 50 idosos de comunidades da zona rural do município de Serra do Navio, enfrentaram esta semana a rodovia Perimetral Norte (BR 210), durante quase 6 horas de ônibus para participarem de um mutirão de cirurgias de catarata no Centro de Promoção Humana Frei Daniel de Samarate – Frades Menores Capuchinhos.

Em entrevista ao programa Café com Notícia, na rádio Diário FM (90,9), o novo secretário de saúde serrano disse que as cirurgias foram realizadas por meio do programa “Mais Visão” e só foram possíveis por conta do apoio logístico, disponibilizado pela Prefeitura Municipal de Serra do Navio (PMSN), através de uma ação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

No rádio

Ronival Virgolino, secretário de saúde serrano, em entrevista ao programa Café com Notícia | Foto: Reprodução

Ele deu mais detalhes sobre a mobilização de meios para garantir que os idosos pudessem viajar até a capital. “A prefeitura deu transporte, alimentação, hospedagem e garantiu o sucesso das cirurgias. nossa maior alegria foi ver pessoas que estavam sem enxergar voltaram a ter esperança”, diz Ronival Virgolino sobre os 50 idosos beneficiados com cirurgias de catarata em Serra do Navio.

Pandemia

Equipes de saúde da Prefeitura de Serra do Navio já imunizaram cerca de 600 moradores | Foto: PMSV

Ele relembrou o esforço para virar o quadro epidemiológico do lugar, que chegou a ser o recordista estadual de pessoas contaminadas em relação à população. “Tivemos cerca de 1.100 contaminados por COVID, foi o município com maior número de pessoas contaminadas proporcionalmente, e zeramos os casos no mês de abril”, explica Ronival Virgolino, sobre as medidas municipais de combate à pandemia.

Uma das medidas adotadas foi praticamente fechar a entrada do município com barreiras sanitárias para o efetivo controle de entrada e saída de pessoas, barrando aquelas que apresentassam eventuais sintomas da Covid-19. Até o momento, a Prefeitura de Serra do Navio imunizou cerca de 600 pessoas na cidade, em uma população oficial estimada pelo IBGE em 5,3 mil habitantes e uma estimada pelo município de aproximadamente 7 mil moradores – segundo a própria prefeitura.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...