Gove Header

Davi relembra trajetória para organizar ambulantes do Centro de Macapá

Senador foi secretário de obras da Prefeitura de Macapá e quando chegou à presidência do Congresso Nacional tomou a decisão política de apoiar a construção do Shopping Popular.

Cleber Barbosa, da Redação

O senador Davi Alcolumbre (DEM/AP) disse neste sábado (15) em entrevista ao programa Conexão Brasília, na rádio Diário FM (90,9) que teve a preocupação de iniciar as tratativas para ordenar o comércio informal do Centro de Macapá ainda quando era secretário de obra da Prefeitura, em 2009. Dentre os registros históricos desse empreendimento, desde a retirada do passeio público, a improvisação em uma tenda, até projetos polêmicos como a construção de uma laje sobre o canal da Av. Mendonça Furtado.

Mas foi em sua histórica eleição para presidir o Congresso Nacional, em 2019, que o projeto finalmente saiu do papel. Ele alocou o valor exato para a construção e aparelhamento do Shopping Popular, entregue em meio a uma concorrida – mas controlada – cerimônia de inauguração. Ele elogiou a mobilização de forças para não deixar o planejamento de entrega da obra fosse prejudicado. “É importante ressaltar e exaltar a participação do ex prefeito Clécio [Luís] e o atual gestor Dr. Furlan em dar continuidade às obras importantes”, sublinhou.

Alcolumbre disse que é exatamente isso o que as pessoas esperam como resultado da política, trabalho, progresso, desenvolvimento. “Com certeza trazer esse empreendimento para cá representa geração de emprego, geração de riqueza e principalmente bem-estar, pois eram pessoas que estavam na rua, debaixo de uma tenda, sobrevivendo com o seu trabalho, perdendo as mercadorias quando chovia, passando calor no verão e hoje estão aqui, onde todos os boxes aprovados pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, que foi o interveniente financeiro para onde colocamos o recurso”, destacou.

A obra

A obra, executada pela secretaria de Obras e Infraestrutura (Semob) da prefeitura de Macapá, foi construída com recursos de emenda extra do senador Davi Alcolumbre (Democratas-AP), no valor de R$ 3.982.125,27.

O Shopping Popular foi planejado para comportar os microempreendedores da Feira do Caranguejo e do Feirão Popular da Antônio Coelho.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, inaugurou a obra com o anúncio de que o shopping é um presente para Macapá. “Nós agradecemos ao senador Davi, pelos recursos que viabilizaram essa obra e permitem que a gente, hoje, possa oferecer segurança para trabalhadores informais e uma opção de fomento ao microempreendedorismo”, disse Antônio Furlan.

Ao lado do governador Waldez Goés e de membros da bancada federal e estadual do Amapá, Furlan disse que “a relação institucional entre a gestão da prefeitura de Macapá, o mandato do senador Davi e a bancada federal, como um todo, já apresenta resultados”.

Estrutura

O prédio tem 2 andares. No térreo, ficam 114 unidades comerciais, sendo 20 unidades externas, dois quiosques da própria prefeitura, duas áreas de serviço e plataforma de acessibilidade. No andar superior, fica a praça da alimentação, com sete lojas e 16 banheiros (8 masculinos, 7 femininos e 1 para pessoa com deficiência). O prédio traz dois murais assinados pelos artista plástico Jeriel Luz, reforçando o caráter cultural do centro histórico. Presente à inauguração o artista não escondeu o seu orgulho e satisfação. “Esse é um lugar que deu valor e brilho à arte amapaense”, disse Jeriel.

Agora a expectativa é de que, com o avanço da cobertura vacinal no estado, a vida possa voltar ao novo normal e um novo eixo econômico, estruturado no setor do comércio, possa viabilizar a geração de emprego e renda para os mais novos microempreendedores do Shopping Popular de Macapá.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...