Cultura e fé: PGJ do MP-AP participa de Missa de abertura dos festejos em honra a São José
O ato religioso foi conduzido pelo pelo bispo da capital, dom Pedro José Conti, com o auxílio do pároco da Catedral, padre Rafael Donneschi.
Da Redação
A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, participou, na noite do sábado (19), na Catedral São José, da Missa de abertura dos festejos em honra a São José, padroeiro de Macapá. O ato religioso foi conduzido pelo pelo bispo da capital, dom Pedro José Conti, com o auxílio do pároco da Catedral, padre Rafael Donneschi.
A programação deste ano, organizada pela Diocese de Macapá, foi iniciada no último dia 11 de fevereiro e tem como tema “São José, ensina-nos a educar aprendendo e aprender educando”, lema cuja a inspiração bíblica é “Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu Pai?” (Cf.Lc 2,49).
Pela tradição da Igreja Católica, de 21 de fevereiro até o dia 15 de março, a imagem de São José peregrina por instituições públicas e privadas, além de casas de famílias. Porém, por conta da pandemia, cada instituição e famílias farão suas próprias peregrinações.
Por conta disso, na ocasião, foram abençoadas imagens que serão entronizadas nestes percursos. O ponto alto da festa do santo é celebrada no dia 19 de março, com missa e traslado da imagem de São José até a Catedral em procissão.
Também presente na Missa de Abertura das festividades o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP), Paulo Martins.
De acordo com a PGJ do MP-AP, que tradicionalmente apoia a festividade, a celebração religiosa faz parte do calendário cultural e religioso de Macapá e é fundamental que representantes da sociedade civil e das instituições públicas e privadas do Estado participem.
“A devoção a São José faz parte da tradição e o MP-AP é uma das instituições que sempre recebe a imagem peregrina. Além de renovarmos nossa fé, participamos das festividades em honra ao nosso padroeiro nos aproxima da população. Que o Santo derrame suas bênçãos aos membros e servidores do Ministério Público, assim como a todos os amapaenses”, comentou Ivana Cei.
Publicidade (x)