Gove Header

Covid: André Abdon alerta sobre prazo para vacina começar a imunizar vacinados

Coordenador da Bancada Federal do Amapá chama a atenção para as principais características das vacinas que vem sendo utilizadas atualmente no país.

Cleber Barbosa, da Redação

O deputado federal André Abdon (PROGRESSISTAS/AP), atual coordenador da bancada federal do Amapá no Congresso Nacional, usou suas redes sociais para chamar a atenção da sociedade sobre as principais características e efeitos práticos que as principais vacinas contra o Covid-19 que os amapaenses estão tomando. Ele buscou informações junto a autoridades e técnicos do Ministério da Saúde para repassar informações mais detalhadas para ao conjunto da sociedade e os meios disponíveis do alcance do mandato.

Segundo o parlamentar, após tomar as duas doses da vacina, ainda é necessário esperar pelo menos 15 dias para que ela atinja a eficácia esperada. “E para voltar à normalidade, boa parte da população precisa já ter sido imunizada. Isso porque o mecanismo de funcionamento de uma vacina consiste na introdução de uma partícula chamada de antígeno, que produz uma resposta imunológica no corpo”, diz ele.

Ainda segundo Abdon, o antígeno faz com que o corpo seja capaz de reconhecer o vírus e produzir anticorpos. Caso o corpo entre em contato com o vírus no futuro, já terá a memória para combatê-lo e conseguirá enfrentá-lo de maneira eficiente. Por isso, ao tomar as duas doses da vacina, você só estará protegido depois de algumas semanas.

Por fim, o deputado diz que a orientação é que as pessoas vacinadas mantenham as medidas de proteção até que a maior parte da população esteja vacinada, o que deve demorar algum tempo. Só então será possível atingir a chamada imunidade de rebanho. “Enquanto esse estágio não for alcançado, não há garantia de que as pessoas vacinadas não possam ser vetores da doença. Fique atento. Após tomar a vacina você continua sendo responsável por você e pelos outros”, completa Abdon.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...