Gove Header

Cutias está com quase 100% da população vacinada com a 1ª dose anti Covid

Acompanhados de duas representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS, os parlamentares foram acompanhar a situação epidemiológica e a evolução do sistema de imunização nos dois municípios.

Da Redação

A Comissão de Acompanhamento da Covid-19 da Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) esteve nesta quinta-feira, 14, realizando a terceira visita técnica aos municípios de Cutias do Araguari e Itaubal do Piririm. Presidida pelo deputado estadual Max da AABB (SD), a comitiva contou com a participação dos deputados, Paulinho Ramos (PL), Jory Oeiras (DC), Edna auzier (PSD) e Cristina Almeida (PSB).

Acompanhados de duas representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde – SVS, os parlamentares foram acompanhar a situação epidemiológica e a evolução do sistema de imunização nos dois municípios. Em Cutias os números apresentados pela SVS com o apoio da Secretaria de Saúde do município durante reunião no plenário da Câmara de Vereadores, entusiasmaram os membros da comissão. 99% da população geral tomaram a 1ª dose e 56% tomaram a 2ª dose.

“Isso é o resultado do intenso trabalho das equipes de saúde do município que conta com a parceria da SVS, governo do Estado e Assembleia Legislativa por meio desta comissão que está aqui pela terceira vez nos dando todo o apoio”, afirmou o secretário de saúde de Cutias, Cassio Marques.

Em Itaubal, os números também são satisfatórios. Além de se manter como o segundo município com o menor número de casos de Covid, (apenas três óbitos durante a pandemia), também está há mais de um mês sem um caso registrado. Durante reunião dos parlamentares com a prefeita em exercício Carla Palha, a SVS com os números da saúde municipal, revelam que 92% da população geral já tomou a 1ª dose e 34% completou o ciclo vacinal com a 2ª dose.

“Agradecemos mais uma vez a comissão da Covid da Assembleia que mais uma vez veio aqui para acompanhar o resultado do nosso trabalho. Esses números são frutos de um trabalho realizado em conjunto com a Assembleia, Governo do Estado, SVS e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde”, proferiu Carla Palha.

Fazendo uma avaliação da visita nos dois municípios, o deputado Max da AABB, presidente da Comissão da Covid-19 da Assembleia Legislativa, também considerou que “os números são resultado do trabalho intenso das equipes de vacinação atuantes em todo o Estado. Em Cutias até a área ribeirinha está sendo bem coberta, um pouco diferente em Itaubal, mas vamos tentar uma parceria com a prefeitura de Macapá para ceder a ambulancha do município para ajudar na imunização da população ribeirinha”, destacou o parlamentar.

De acordo com a Diretora Executiva de Vigilância em Saúde da SVS Iracilda Pinto, “os números são positivos, mas não é o momento de relaxar, é necessário manter os cuidados como o distanciamento social, higienização das mãos e uso de máscara”. Mesma orientação também foi repassada pela Gerente do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Solange Costa, “o cenário atual em todo o Estado é muito bom, no entanto não podemos baixar a guarda, as medidas de coletivas de prevenção devem continuar.  Vigilância ativa sempre”, Acresceu Solange.

Além da vacinação que tem avançado no Estado, a comissão também se colocou à disposição para incluir nas emendas impositivas, as sugestões dos representantes dos municípios, especialmente na área da saúde.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...