Gove Header

Comitê médico de enfrentamento à covid-19 recebe homenagens do Governo do Amapá

A médica Marina Bucar Barjud, da Universidade de Zaragoza, que contribuiu com o comitê médico amapaense no enfrentamento à pandemia também foi homenageada.

Da Redação

O governador Waldez Góes recebeu neste sábado, 3, o Comitê Médico de Enfrentamento à Covid-19 e a médica Marina Bucar Barjudcoordenadora científica da Universidade de Zaragoza, na Espanha. Marina, que é brasileira e atualmente mora em Madri, interagiu com o comitê amapaense e ajudou o estado avançar no tratamento da covi-19, através de procedimentos adotados na Europa como protocolos de prevenção e atenção primária de forma antecipada.

“O comitê médico foi, e continua sendo, decisivo em todo o processo de enfrentamento à covid-19. A doutora Marina interagiu conosco passando informações das experiências na Espanha contribuindo para o nivelamento dessas informações com os nossos médicos, orientando em diversas situações como aquisição de insumos, medicamentos, diagnósticos e outras ações que garantiram a eficiência no tratamento e combate à doença. Somos muito gratos”, enfatizou o governador Waldez Góes.

Góes reconheceu o trabalho da médica  que auxilou o Amapá no combate a pandemia. Na ocasião, entregou um quadro da Fortaleza de São José de Macapá explicando que é a maior fortificação da colonização portuguesa no Brasil com 12 hectares de urbanização no entorno.

“Eu me sinto muito honrada e muito feliz de ter participado desse movimento aqui no Amapá e salvado milhares de vidas. Eu ajudei contando minha experiência, mas os grandes heróis são os médicos que compõem esse comitê e toda a equipe de governo que fizeram um trabalho ímpar no Brasil, sendo o Amapá um dos poucos estados com menor mortalidade”, comentou Bucar.

Na ocasião, o deputado estadual Jesus Pontes, que também participou do encontro, homenageou toda a equipe composta pelo comitê médico com a entrega de Moção de Aplausos.

“Estão sendo incansáveis na linha de frente. Assim como todos os profissionais de saúde, merecem nossa eterna gratidão”, destacou Pontes.

Menor taxa de letalidade por covid-19 do Brasil

O Amapá tem a menor taxa de letalidade por covid-19 do Brasil: 1.4% – índice inferior ao de todos os outros estados brasileiros, e até mesmo do que a média nacional, que é de 2.7%. O estado está a um passo de alcançar o número de 100 mil recuperados da doença.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...