Gove Header

Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amapá realiza visita aos municípios do Vale do Jari

Os parlamentares estiveram participando do programa de rádio Laranjal Notícias na rádio local, falando dos motivos que os levaram a estar nos municípios.

Da Redação

Os deputados membros da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia ? CEC, em sua 4ª reunião ordinária, deliberaram sobre a necessidade de realizar visitas às escolas dos municípios de Laranjal e Vitória do Jari, para verificar de perto a situação em que se encontram as instituições de ensino, desde a estrutura física, o corpo docente, segurança e o plano para o retorno das aulas presenciais que garanta ações que possibilitem minimizar as perdas no aprendizado no período da pandemia. E ainda, buscar conhecer o índice de evasão neste período.

A equipe técnica, juntamente com o presidente da Comissão deputado Charly Jhone (PL) e o deputado Jaime Perez (PTC), membro, cumpriram uma extensa agenda com vistoria em escolas e participando de reuniões com os gestores, em exercício, de cada município.

“nosso objetivo aqui é olhar visitar, conversar com os alunos e professores para que a gente conhecer a realidade da educação neste pós pandemia, e que possamos, através destes levantamentos fazer nossas proposições e encaminhar aos órgãos competentes, visando ajudar os alunos no sentido de que mais o rápido possível se possa ter a retomada das aulas presenciais”, disse o presidente Charly Jhone.

Os parlamentares estiveram participando do programa de rádio Laranjal Notícias na rádio local, falando dos motivos que os levaram a estar nos municípios. Em seguida estiveram conversando com o vice-prefeito João Tadeu, a secretária municipal de educação Antonina Oliveira e o secretário de cultura Jairo Cleiton Silva.

A secretária de educação informou que as aulas estavam retornando ao atendimento presencial de forma gradativa. Solicitaram a ajuda dos parlamentares para intervir junto aos órgãos competentes para que pudessem terminar algumas obras que estavam em fase de finalização, como as creches, tão necessárias para atender as crianças do município.

“quero destacar a alegria em receber os parlamentares da comissão de educação no município. Informo que já estamos ampliando o atendimento presencial dos alunos, tanto da área urbana, quanto na rural. Nesta reunião, apresentamos nossas demandas à comissão, as quais precisamos resolver com uma certa urgência, que é a situação das obras inacabadas”, declarou a secretária Antonina.

O secretário de Cultura, falou do retorno a realização dos eventos presenciais e que também estavam pleiteando a ajuda da secretaria estadual para fomentar o setor dentro de Laranjal do Jari, já que a área de eventos foi uma das mais prejudicadas na pandemia.

A comissão, seguiu visitando, no horário da tarde, as unidades de ensino de âmbito estadual e, com a presença da secretária municipal Antonina, foram conhecer as obras inacabadas da rede de ensino municipal. De todas as instituições visitadas a comissão solicitou que fosse encaminhado relatório sobre as demandas apresentadas para que os parlamentares pudessem, através de proposições, dar os encaminhamentos devidos.

Os parlamentares também estiveram em Vitória do Jari, conversando com o vice-prefeito Antônio Waldez e a secretária municipal de educação Márcia Dias, os quais também apresentaram a situação atual do ensino e o plano de ação para retomada das atividades escolares de forma presencial.

“quero agradecer pela visita e preocupação dos parlamentares, cremos que através desta visita vamos ter resultados positivos e um olhar diferenciado para educação dentro do município”, declarou o vice-prefeito Antônio.

Para secretária Márcia Dias, foi uma honra ter a presença dos parlamentares, e poder expor as ações e ouvir que os anseios que os trouxeram até o município são os mesmos que já estão sendo encaminhados. “Percebemos que os parlamentares, membros da comissão, tem o mesmo pensamento que nós, que é o amar educação na prática. Tenho certeza que deste momento sairão ações que vão melhorar a nossa educação”, disse a secretária municipal.

Em seguida, a comissão continuou as visitas nas escolas de Vitória do Jari, e pode conversar novamente com o corpo docente e verificar as condições dos prédios.

“primeiramente quero agradecer aos prefeitos dos dois municípios, pelo índice de contaminação pela covid19 serem os menores do estado. Sabemos que estes municípios precisam de um olhar mais atencioso. Vamos cobrar cada vez mais a melhoria da educação para os municípios, pois estes precisam ser atendidos em suas necessidades e nós como parlamentares podemos contribuir e ser a voz dos gestores na Assembleia Legislativa”, destacou o deputado Jaime Perez.

O vice-prefeito João Tadeu declarou que o desejo de todos é continuar trabalhando com afinco para cada vez mais melhorar o ensino e destacou a satisfação em receber os parlamentares da comissão.
“Estamos apostando que esta comissão vai nos ajudar a destravar o que tem impedido a resolutividade das demandas aqui no município. Queremos agradecer também ao governo do estado que tem sido um grande parceiro de Laranjal do Jari”, enfatizou o vice-prefeito João Tadeu.

Segundo o presidente da Comissão, deputado Charly Jhone, a equipe sai dos municípios felizes com as visitas que puderam realizar e conhecer as ações que estão acontecendo para buscativa de alunos e retorno das aulas presenciais. “sabemos que ainda existem algumas demandas que precisam ser resolvidas nos dois municípios, como é o caso da escola estadual Teotônio Vilela, e demais que precisam de um olhar mais atencioso, mas vimos o empenho dos gestores em realizar um plano de ação para o retorno das aulas de maneira a suprimir as perdas no ensino neste período de pandemia”, enfatizou o deputado.

Fotos: Gerson Barbosa/Kitt Nascimento

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...