Gove Header

Com projeto inovador, Junta Comercial do Amapá desburocratiza aberturas de empresas no estado

Live acontece nesta quinta,15, às 14h, para abordar as metas já alcançadas nos primeiros meses do projeto Empreendedor Digital.

Da Redação 

A Junta Comercial do Amapá (Jucap) faz parte do projeto Empreendedor Digital, que busca reduzir a burocracia na abertura de empresas e minimizar custos para empreendedores. Para abordar o assunto, nesta quinta-feira, 15, às 14h, a Jucap participará de uma live para apresentação e discussão pública do projeto que conta com a parceria de nove juntas comerciais de todo o Brasil, além de apoio do Sebrae e do Governo Federal.

A transmissão vai acontecer pelo Canal Empreendedor Digital no Youtube. Acesse bit.ly/assinaturasavancadas

Assinaturas avançadas

O projeto conta com um novo método, chamado de assinaturas avançadas, que permite assinar documentos eletronicamente por meio do Selo de Confiabilidade. A estratégia conseguiu desburocratizar o processo de formalização de negócios no país e reduzir custos. O novo método foi implantado no mês de março. Trata-se de uma opção gratuita para o cidadão, e comprova a autoria e a integridade do documento eletrônico.

Nos primeiros meses da implantação das assinaturas avançadas no Amapá, foram realizados 2.202 registros de documentos, sendo 1.517 de microempresas, sem considerar os MEIs; 503 empresas de pequeno porte; e 182 dos demais portes.

Dentre as empresas, 1.099 são do segmento do comércio; 144 da indústria e 989 do setor de serviços.

O presidente da Jucap, Helder Santana, afirma que o recurso é seguro, e mais prático ao empreendedor.

“Nos sentimos recompensados em poder ofertar ao cidadão o acesso a essa nova ferramenta. Assinatura avançada é um recurso mais prático, seguro, gratuito e com respaldo totalmente legal. No qual o cidadão tem acesso não apenas a assinatura de documentos como também de livros digitais, e além de poder ser utilizada em outros estados”, disse.

Para a implementação desse sistema foi feita a integração do GOV.BR com os sistemas das Juntas Comerciais parceiras. A integração é fruto de uma ação conjunta do Departamento Nacional de Registro e Integração (DREI) e da Secretaria de Governo Digital (SGD).

Na somatória dos nove estados que já estão integrados ao projeto, foram realizadas no período de março a junho, 389.540 assinaturas avançadas.

Entre as juntas que fazem parte do projeto, estão o Ceará (Jucec), que preside o comitê gestor, Acre (Juceac), Amazonas (Jucea), Amapá (Jucap), Distrito Federal (Jucis – DF), Mato Grosso (Jucemat), Mato Grosso do Sul (Jucems)Rio Grande do Sul (Jucis – RS) e Roraima (Jucerr).

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...