Gove Header

UBSs Marcelo Cândia e Lélio Silva voltam a atender casos de urgência da atenção primária

A mudança passa a valer a partir de 1º de setembro. Os atendimentos de casos sintomáticos de Covid-19 se concentrarão na Unidade Covid Santa Inês.

Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) divulga o novo fluxo de atendimento aos casos de Covid-19 em Macapá, que passará por readequações a partir do dia 1º de setembro. Os atendimentos de rotina das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Lélio Silva e Marcelo Cândia serão retomados.

Com a mudança, a Unidade Covid Santa Inês volta a ser porta de entrada para casos sintomáticos de Covid-19 com atendimento 24h.

A UBS Lélio Silva irá funcionar 24h e a UBS Marcelo Cândia até 1h com os atendimentos de urgência para o cidadão. Também continuam os atendimentos de urgência da atenção primária nas unidades Pedro Barros, Congós, Perpétuo Socorro e Marabaixo, com horário de funcionamento até 1h.

Investimentos

No início deste ano, o município investiu na ampliação dos atendimentos aos casos de Covid-19. A prefeitura designou a UBS Rubin Brito Aronovitch como unidade porta de entrada, junto com as UBSs Lélio Silva e Marcelo Cândia.

A Unidade Santa Inês foi transformada em Unidade de Graves, para o atendimento de pacientes em processo de estabilização durante a espera por transferência para uma unidade estadual.

A queda dos casos também acompanha o avanço da vacinação contra a Covid-19 na capital. Atualmente, Macapá já tem 312.380 doses de imunizantes aplicadas, o que representa 98,72% do grupo prioritário vacinado com a 1ª dose e 70% de cobertura da população vacinável com a 1ª dose.

“As unidades voltarão a fazer o seu papel de atendimento básico à saúde do munícipe. Com as UBSs vocacionadas à Covid, esses atendimentos primários de prevenção e pequenas urgências acabaram sendo reduzidos no período de pandemia. Com a diminuição de casos e o avanço da vacina, devolvemos à população o acesso às unidades de saúde para casos de urgência”, conclui a secretária municipal de Saúde, Karlene Lambeg.

Publicidade (x)

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...