Residencial Barcelona

CEA orienta sobre cuidados na instalação das luzes natalinas

Cassio Albuquerque, jornalista

Dezembro é o mês das festas de fim de ano e também é a época mais iluminada na cidade. As luzes natalinas dão um toque especial às árvores de Natal e demais decorações de residências, estabelecimentos privados e repartições públicas.

Apesar da beleza, o consumidor deve ter cuidado redobrado na utilização das luzes natalinas, principalmente, em relação ao consumo de energia, e, também, quanto aos perigos de acidentes durante a instalação.

A opção mais econômica são as micro lâmpadas de LED. Essas luzes têm consumo menor que o modelo tradicional (cerca de 30W). O gerente socioambiental da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), Marconi Cruz, explica que um conjunto padrão de 100 micro lâmpadas, com potência média de 50W, quando ligado de 19h às 6h, pode representar um aumento de R$ 12,45 na fatura de energia mensal.

“O conjunto de lâmpadas de LED, deixando-o ligado diariamente no período de 19h a 0h, terá um impacto de apenas R$ 3,40 na conta mensal de energia”, calculou.

Segurança

Para garantir a segurança na instalação da iluminação típica das festas de fim de ano, algumas instruções devem ser levadas em consideração, como, por exemplo, não usar os multiplicadores de tomada, pois eles sobrecarregam as tomadas onde estão plugados. Neste caso, a opção indicada são os filtros de linha.

Tente sempre evitar instalar a iluminação ao ar livre, pois o sol pode causar o ressecamento do plástico de isolamento dos fios e expor a parte energizada, podendo causar choque-elétrico quando em contato com pessoas e animais. Bem como o contato com a água da chuva que pode causar curtos-circuitos.

Observe em qualquer produto de decoração e enfeite se há alguma informação na embalagem sobre certificação de segurança de órgãos oficiais do Brasil. A recomendação é de que todos devem ser de procedência e qualidade certificadas pelo selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Instalações

Não é permitido fazer ligações clandestinas ligando as luminárias diretamente na rede elétrica, pois o risco de acidentes é muito grande, na hora de instalar equipamentos, enfeites e decorações.

Qualquer manutenção na rede da residência ou estabelecimento deve ser feito por um profissional habilitado. Para a solicitação de ligações provisórias, o usuário pode procurar a companhia através dos postos de atendimento.

 

- Publicidade -

- Publicidade -

você pode gostar também

- Publicidade -

Comentários
Carregando...